SANEAMENTO BÁSICO

09/07/2021 - Se Liga na Rede
Blitz fiscaliza esgoto irregular em sete bairros, com lacres no Campeche, na Barra da Lagoa e no Santinho
Força-tarefa também dá prosseguimento às fiscalizações da região da Av. Hercílio Luz, no Centro, a partir de dados do Floripa Se Liga Na Rede

foto/divulgação: Tito Pereira/Trato Pela Lagoa

Fiscal da Floram e técnico do Trato Pela Lagoa fiscalizam restaurante na Barra da Lagoa

A Blitz Sanear, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, fiscalizou imóveis com esgoto irregular em sete bairros da capital catarinense, nesta semana, com lacres efetuados no Campeche, na Barra da Lagoa e no Santinho e nova operação no Centro a partir de dados do Floripa Se Liga Na Rede.


Um dos lacres foi efetuado em restaurante que despejava gordura diretamente no canal que liga a Lagoa da Conceição à praia da Barra da Lagoa. A fiscalização da denúncia contra o estabelecimento, localizado na Rua Laurindo José de Souza, contou com o apoio da equipe do Trato Pela Lagoa, programa de inspeções e educação ambiental que atua na região.


No Campeche, um comércio na Av. Campeche e um condomínio na Ser. Cristóvão Luiz Martins tiveram tubulações clandestinas lacradas pela Blitz. A operação no bairro do Sul da Ilha, realizada na manhã de quarta-feira (6), também flagrou um restaurante da Av. Pequeno Príncipe com gordura extravasando a céu aberto e acúmulo de lixo no entorno. A Vigilância Sanitária multou o estabelecimento. 


Já no Norte da Ilha, um condomínio no Santinho com esgoto na rede pluvial e extravasamento de fossa foi duplamente multado: pela Floram, por crime ambiental, e pela Vigilância, pelo esgoto a céu aberto. A Intendência fará o lacre da tubulação conectada à drenagem em frente ao imóvel, localizado na Ser. das Pitangas Doces. 


Nesta operação de segunda-feira (5), a primeira da semana, a Blitz Sanear fiscalizou mais sete condomínios no Santinho e em Ingleses, com notificações em casos de irregularidades.


Floripa Se Liga Na Rede – Iniciada na semana passada, a atuação da Blitz Sanear na região da Av. Hercílio Luz, no Centro, teve uma segunda operação na manhã de quinta-feira (8). 


A partir de dados do Floripa Se Liga Na Rede, onze imóveis – entre prédios e comércios – com ligações de esgoto irregulares e prazo de regularização vencido foram fiscalizados pela força-tarefa nos seguintes endereços: Rua Saldanha Marinho, Rua Fernando Machado, Rua Victor Meirelles, Rua dos Ilhéus, Rua Tiradentes e Calcadão João Pinto.

 
Dois centros comerciais continuavam irregulares e foram notificados pela Vigilância Sanitária. Os demais haviam se regularizado ou estavam em obras de adequação. Os responsáveis foram orientados a agendar nova inspeção do programa.


Inserida no contexto da ação civil pública (ACP) referente ao saneamento da região do Rio da Bulha, ajuizada pelo Ministério Público Federal, esta segunda operação integra o planejamento da Blitz Sanear em promover e acelerar, através de ações intensivas de fiscalização, a regularização dos imóveis do Centro inspecionados pelo Floripa Se Liga Na Rede.


Demais operações – Ao longo da semana, a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Casan e ECHOA Engenharia – ainda atendeu a casos de vazamento de drenagem nos bairros Estreito e Monte Cristo, no Continente. 


Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 130 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Centro, Campeche e Cachoeira do Bom Jesus.