Secretaria Municipal de Saúde

home >

Sistema de Gestão de Custos

 

Este sistema possui uma metodologia de apuração de custeio por absorção e faz apropriação integral de todos os custos (diretos, indiretos, fixos e variáveis) aos produtos/serviços finais. Método adotado pelo PNGC (Programa Nacional de Gestão de Custos). Através deste, é possível saber o custo do atendimento na unidade de saúde, e consequentemente, o custo que a própria unidade representa para a Secretaria Municipal de Saúde.

Nas unidades de saúde, a análise de custos tem caráter decisivo, na determinação da eficiência e, na qualidade dos serviços prestados. O volume de ativos, passivos, custos e recursos humanos necessários para viabilizar a produção médica tornam as unidades em organizações complexas que requerem um sistema de custos próprio, ou seja, que seja adequado à realidade e especificidade de cada uma.

O Plano de Contas é desenvolvido de forma que pontue e especifique a apuração dos custos no sentido mais integral possível – sendo flexível adicionar ou remover algum item caso seja necessário. Assim, é possível gerar relatórios estratégicos, táticos e operacionais para o acompanhamento dos custos das unidades de saúde e do Nível Central da SMS, favorecendo a tomada de decisões e a identificações de possíveis gargalos no processo produtivo.

arquivos para download