Secretaria Municipal de Saúde

10/11/2015 - Saúde
Coqueiros terá Memória a Vítimas de Trânsito
Evento ocorre mundialmente e fará conscientização sobre segurança

foto/divulgação: SMS

Durante o evento, parentes de vítimas do trânsito escreverão seus nomes em um painel

A Prefeitura de Florianópolis promove, em conjunto com a Rede Vida no Trânsito, o Dia Mundial em Memória a Vítimas de Trânsito, no Parque de Coqueiros. A mobilização, que ocorre em todo o mundo, será no domingo (15), das 9h às 12 horas. Familiares, amigos e vítimas de acidentes fatais no trânsito da Capital serão homenageados com o lançamento de um painel, instalado no local, onde as pessoas poderão escrever os nomes e mensagens às vítimas.


Dados da Rede Vida no Trânsito mostram que, em 2014, os desastres no trânsito provocaram 83 óbitos em Florianópolis, um aumento de 56,6% em relação aos ocorridos em 2013. A taxa de mortalidade por desastres de trânsito no município que era de 11,7/100.000 habitantes se elevou para 18/100.000.


Se considerarmos que, para cada óbito, até 50 pessoas são feridas devido à violência no trânsito, pode ser estimado um número de aproximadamente 4150 vítimas da violência no trânsito da Capital no ano passado.


O Dia Mundial em Memória a Vítimas de Trânsito foi criado há 10 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2010, a ONU também proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, a fim de estimular o mundo para reversão da tendência crescente de  graves acidentes no trânsito causando fatalidades e deixando sequelas.


Programação


9h
- Abertura do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e lançamento do Painel de Homenagem às Vítimas de Trânsito


9h30 às 12h
- Tendas com distribuição de materiais informativos e educativos / Tenda de Recreação “Pinturinha no Rosto” para crianças.


12h
 – Encerramento


19h
 – Missa em Memória às Vítimas de Trânsito - Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Coqueiros – Rua Prof. Bayer Filho, 81.


Entidades participantes:
Equipe Balada pela Vida – Departamento Estadual de Trânsito - Detran, Floripa te Quero Bem – FTQB,  Instituto Comunitário Grande Florianópolis – ICOM,Tenda da  Promoção em Saúde – Secretaria Municipal de Saúde –SMS / PMF, Tenda recreação  Pinturinha Infantil – Guarda Municipal - GM, Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estado de Saúde – DIVE/SES, Serviço Nacional do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST/SENAT.