Secretaria Municipal de Saúde

19/08/2014 - Saúde
Candidatos ao governo debatem segurança no trânsito
A Rede Vida no Trânsito em nome de suas 23 instituições realiza encontro entre candidatos em setembro

foto/divulgação: divlgação/logo

O evento acontece no dia 03 de setembro

Com o título: Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito, a Rede Vida no Trânsito realiza um debate entre os candidatos ao governo de Santa Catarina. O evento que acontece no dia 3 de setembro às 19h30 no Auditório da Faculdade Anhanguera, em São José. 

O debate dividido em três blocos será aberto ao público e transmitido ao vivo, por meio da ferramenta de vídeo do Twitter, Twitican. O encontro já tem a presença garantida de seis dos oito candidatos ao governo.

Além das perguntas feitas previamente pelos colaboradores de cada uma das instituições governamentais ou não que compõem a Rede, acadêmicos da Anhanguera e cidadãos poderão fazer perguntas através do Twitter, ao vivo.

São esperadas 300 pessoas para acompanhar o debate. Alunos de Comunicação Social da Faculdade Anhanguera que participam da Rede Vida já estão mobilizados realizando os preparativos do evento.

O propósito do debate surgiu nas reuniões entre os parceiros que procuravam uma forma de tornar de interesse público a violência no trânsito. “A nossa ideia é que o debate fomente mais ações de prevenção de acidentes no trânsito, além de conscientizar e tornar mais conhecido os desafios que cercam a violência no transito”, explica Leandro Garcia voluntário e diretor da Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde de Florianópolis (SMS).

A Rede Vida no Trânsito foi criada em 2011 na tentativa de modificar a realidade do trânsito da capital de Florianópolis como um dos mais violentos do país. Além da divulgação dos resultados de pesquisas de violência nos asfaltos do município, a Rede pretende gerar novas alternativas para trabalhos e campanhas de conscientização.

Compoem a Rede Vida no Trânsito: a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (AFLODEF); a Associação de Moradores e Amigos do Carianos (AMOCAR); a Associação de Motociclistas Grande Florianópolis (AMO Floripa); o Blog Minha 1ª Moto; o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Detran Santa Catarina; a Diretoria de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, a Faculdade Anhanguera, a Guarda Municipal de Florianópolis; o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (ICETRAN); o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom); o Instituto Médico Legal de Santa Catarina (IML); o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); o Ministério Público de Santa Catarina (MP), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Polícia Militar de Santa Catarina (PM); o Serviço de Atendimento de Médico de Urgência (SAMU) do Estado de Santa Catarina. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Santa Catarina; SESC Florianópolis; o Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC); o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte de Santa Catarina (SEST/SENAT); o Sindicato dos Trabalhadores em Centros de Formação de Condutores no Estado de Santa Catarina (SINTRAUTA); a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis; a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS); TatiStock Fotografia; e a ViaCiclo.