Secretaria Municipal de Saúde

18/12/2014 - Saúde
SMS zera filas para exames de alta complexidade
A maior parte deles leva no máximo 30 dias para ser agendada

foto/divulgação: Edupercio Pratts

Consultas com médicos especializados também aumentaram 50,5%

Com o ano praticamente encerrado, a Secretaria de Saúde de Florianópolis contabiliza mais uma boa notícia para os usuários do SUS na Capital: as filas para exames de alta complexidade podem ser consideradas zeradas, já que os agendamentos estão sendo feitos no mesmo mês ou, no máximo, no mês seguinte, em alguns casos.


Estão nessa lista tomografia e ressonância magnética (exceto os que precisam de sedação), densitometria, litotripsia, cateterismo, medicina nuclear e biópsia de mama guiada por ultrassonografia. Biópsias de tireóide e linfonodos guiadas por ultrassonografia estão sendo agendadas em até 90 dias.


As exceções são os exames de tomografia e ressonância sob sedação e em crianças menores de 5 anos. Nesses casos, há dificuldades para encontrar prestadores de serviço na Capital, por causa da necessidade de anestesia.


No caso das biópsias de próstata guiadas por ultrassonografia, as filas são maiores, mas deverão ser assumidas integralmente pelo Hospital Vilson Pedro Kleinübing (CEPON), sob controle da Secretaria Estadual de Saúde.


Melhorias


Em 2014, foram realizadas 492,8 mil consultas com médicos especializados, 50,5% a mais do que no ano anterior. O número de exames de média complexidade (radiografias e ecografias, por exemplo) também aumentou 10,5% em relação a 2013.


“Aumentamos as equipes e mantivemos nossa procura por prestadores de serviço que possam atender com qualidade à população”, afirma Daniel Moutinho Junior, secretário de Saúde.