Secretaria Municipal de Saúde

27/02/2015 - Saúde
SamuVet conquista Prêmio Expressão de Ecologia
Idealizado pelo ex-diretor Eduardo Cavallazzi, serviço é inédito no país

foto/divulgação: Arquivo PMF

Prêmio Expressão de Ecologia reconhece criação inovadora da Prefeitura de Florianópolis

O SamuVet (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária), uma das iniciativas mais inovadoras da Prefeitura de Florianópolis, acaba de conquistar o 22º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem-Estar Animal.

Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul, o Prêmio Expressão de Ecologia é o mais completo mapa da evolução empresarial na busca da sustentabilidade nas duas últimas década.

Em seus seis meses de atuação, o SamuVet já atendeu a mais de 100 ocorrências com animais sem dono, principalmente em situações de atropelamento ou outras avaliadas como de extrema necessidade. A ambulância entrou em operação em agosto e é a única do País a oferecer o serviço de resgate de animais feridos.

O SamuVet, idealizado pelo ex-diretor de Bem-Estar Animal, Eduardo Cavallazzi, com o apoio do secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior, presta atendimento a animais errantes, que não tenham proprietário e estejam em local de acidentes.

Nesse caso, são resgatados os atropelados em via pública que colocam o trânsito ou as pessoas em perigo, animais ferozes que tenham de fato atacado pessoas em via pública, cavalos soltos na rua, também em situação de risco, ou animais utilizados na prática de farra do boi, desde que estejam contidos no local.

A ambulância é acionada exclusivamente pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, em casos avaliados como de extrema necessidade.

A ideia de implantar o SamuVet surgiu pela necessidade da padronização dos atendimentos da Polícia Militar em situações como de animais que sofrem ou provocam acidentes, explicou o ex-diretor, que é policial militar de carreira. Por desconhecimento, agentes da segurança pública acabavam não entrando em contato com o Bem Estar Animal.


"Resolvemos padronizar esse tipo de atendimento", disse Cavallazzi, destacando o investimento de apenas R$ 1 mil para colocar o serviço em operação.

O Prêmio Expressão de Ecologia conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos três órgãos ambientais públicos do Sul - SEMA/IAP (PR), Fatma (SC) e Fepam (RS) -, que têm representantes no grupo de jurados.

"O SamuVet é exemplo de como o comprometimento com a causa pública pode fazer a diferença, sem para isso exigir grande soma de recursos. Parabéns ao Eduardo e a toda equipa da DIBEA pelo excelente exemplo para todo o Brasil", destacou o prefeito Cesar Souza Junior.