Secretaria Municipal de Saúde

24/04/2015 - Saúde
Capital é referência em Práticas Integrativas
Ministério da Saúde usa ações da Capital como modelo para curso a distância

foto/divulgação: SMS

Um dos trabalhos da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares é capacitar as equipes

O Ministério da Saúde escolheu Florianópolis como um dos municípios que servirão de modelo para o curso a distância que está preparando sobre Práticas Integrativas e Complementares de saúde. Durante dois dias, os trabalhos desenvolvidos em quatro centros de saúde da Capital foram acompanhados pela equipe do Governo Federal, que gravou entrevistas com usuários e profissionais da Secretaria de Saúde.


As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contemplam sistemas médicos e recursos terapêuticos que envolvem abordagens para estimular os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, por meio de técnicas eficazes e seguras. Entre elas, estão técnicas de acupuntura, auriculoterapia, massagem e fitoterapia.


Entre os trabalhos desenvolvidos pelos centros de saúde de Florianópolis, estão treinamento dos profissionais nestas técnicas, oficinas de plantas medicinais e cultivo de hortas medicinais nas unidades.


A inclusão das PICs como uma ferramenta terapêutica complementar é essencialmente importante em alguns casos, já bastante evidenciados cientificamente, tais como o uso da acupuntura para dores crônicas e distúrbios emocionais (depressão, ansiedade, estresse, insônia de origem nervosa), homeopatia para alergias e fitoterapia para disfunções gastrointestinais.


galeria de imagens