Secretaria Municipal de Saúde

30/11/2015 - Saúde
Unidades lembram Dia de Luta contra a Aids
Ações conscientizam sobre prevenção e incentivam a fazer o teste

foto/divulgação: Ministério da Saúde

Centro de Testagem e Aconselhamento é lugar ideal para fazer o teste

Unidades de saúde de Florianópolis prepararam ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta terça-feira (1º). Neste ano, o Ministério da Saúde dará enfoque aos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito.


Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos são vulneráveis.

Na Capital, todas as pessoas têm acesso facilitado no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA (localizado na Policlínica do Centro), além dos 49 centros de saúde do município. O atendimento com especialistas é feito nas policlínicas do Município, além dos cuidados rotineiros nos centros de saúde.


Às 13 horas, profissionais da Policlínica do Centro e alguns pacientes estarão vestidos com camiseta vermelha e formarão um “laço humano” em frente à unidade, em alusão ao símbolo da luta contra a Aids.No Continente, Lamuf e Centro de Saúde Monte Cristo farão ação conjunta de aconselhamento e coleta de sangue para análise de DST/Aids, das 8h30 às 16 horas. Caso haja necessidade, será feito teste rápido nos pacientes.

Outras unidades de saúde também preparam ações semelhantes. Para informar-se, basta entrar em contato com as coordenações na região onde mora.


Florianópolis é uma das capitais com maior número de casos por habitantes do país. A incidência aumentou progressivamente, especialmente até 2011. De lá para cá, o número de casos novos identificados a cada ano permanece alto, mas relativamente estável.