Secretaria Municipal de Saúde

19/08/2016 - Saúde
Monte Cristo tem mutirão contra Aedes aegypti
Ação contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika se mantém durante todo o inverno, principalmente no Continente

foto/divulgação: Arquivo

Monte Cristo é um dos bairros onde há infestação do mosquito

O bairro Monte Cristo receberá, a partir de segunda-feira (22), um mutirão de visitas a todos os imóveis pelas equipes de combate ao Aedes aegypti. O trabalho de prevenção não teve pausa durante o inverno e agora fará a varredura em 2 mil residências e estabelecimentos comerciais da região. Outra ação no local será o trabalho de conscientização das crianças atendidas pelo projeto Geração Chico, com distribuição de kits educativos e materiais de orientação.

 

Equipes fixas de agentes de combate a endemias atuam em Capoeiras, Jardim Atlântico, Coloninha e Estreito, onde há infestação do mosquito, para orientações, eliminação e tratamento de focos nas casas e estabelecimentos.

 

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Priscilla Valler, nos bairros do continente é preciso passar pelo menos a cada dois meses nos imóveis para reforçar as orientações, eliminar criadouros e tratar depósitos com larvicida. O produto utilizado em depósitos fixos, como ralos, cisternas e caixas de passagem, tem efeito residual de dois meses, por isso a necessidade de retorno.

 
Além desse tratamento em áreas infestadas, há o trabalho de monitoramento de novos focos. Para isso, são visitados semanalmente cerca de 1700 armadilhas em todo município, o que totaliza aproximadamente 6800 visitas por mês. Essas armadilhas servem para identificação de larvas do mosquito, o que sinaliza a presença do Aedes aegypti no território e deflagra as ações de visitas domiciliares em novas áreas.