Secretaria Municipal de Saúde

26/07/2019 - Saúde
SMS orienta população da capital a se vacinar contra o Sarampo
No mês de julho foram comunicados 2 casos importados da doença em Florianópolis. A vacina está disponível nos nossos Centros de Saúde

foto/divulgação: Divulgação/MS

SMS orienta população da capital a se vacinar contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde de Florianópolis liberou, nesta quarta-feira (24), um novo boletim epidemiológico, que alerta para dois casos de sarampo confirmados nos últimos dias, na capital. Ambos os casos tratam-se de mulheres, uma de 30 anos, moradora de São Paulo; e a outra, 40 anos, moradora de Goiás. Também nos dois casos, as pacientes foram diagnosticadas enquanto passavam férias em Florianópolis. Todas as medidas de controle estão sendo tomadas e há monitoramento do aparecimento de novos casos entre os contatos identificados.

Apesar destes casos serem importados, já foi divulgado um alerta para a importância da imunização como a melhor forma de prevenção. O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo. Embora a maioria dos casos seja autolimitada (dizemos isso para doença que têm um período limitado e determinado), um  em cada quatro casos necessita de hospitalização e pode deixar sequelas permanentes. Mesmo havendo mecanismo de prevenção, através de vacinação, o sarampo foi responsável por aproximadamente 110 mil mortes no mundo em 2017.

Brasil

No Brasil, já foram confirmados 426 casos de sarampo em 2019 (dados até 12/07). Os casos foram identificados em sete estados, sendo que os surtos ainda estão ativos em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. 

Orientação

Segundo Ana Cristina Vidor, especialista em epidemiologia, médica e gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, diante deste quadro, já está sendo reforçada a revisão da situação vacinal de todos os profissionais de saúde, lembrando que, independentemente da idade, devem receber duas doses de vacina contra sarampo (associada ou não a outras vacinas) para serem considerados imunizados. Bem como, a revisão da situação vacinal dos usuários em todas as oportunidades de atendimento dos serviços de saúde, encaminhando-os para a sala de vacinação mais próxima em caso de necessidade.

 

“As vacinas contra o sarampo estão disponíveis para a imunização da população em todas as nossas salas de vacinação, localizadas nos centros de saúde municipais. É extremamente importante que a população verifique sua carteirinha de vacinação e compareça ao Centro de Saúde, que lhe for mais conveniente, para evitar que a doença se espalhe na nossa cidade”, reforça Carlos Alberto Justo da Silva, Secretário de Saúde de Florianópolis.

 

Saiba mais:

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

 

Sintomas

 

Principais sinais:

 

  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
  •  Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

 

Transmissão

A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, o elevado poder de contágio da doença. A transmissão ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.

 

Esquema vacinal

 

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice

Para adolescentes e adultos até 49 anos:

  • Pessoas de 10 a 29 anos  -  duas doses das vacina tríplice
  • Pessoas de 30 a 49 anos  - uma dose da vacina tríplice viral

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

 

Não devem receber a vacina:

 

  • Casos suspeitos de sarampo
  • Gestantes - devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar.
  • Menores de 6 meses de idade
  • Imunocomprometidos