Secretaria Municipal de Saúde

15/10/2019 - Saúde
Dia D da campanha contra sarampo acontece neste sábado (19)
A primeira etapa tem como foco crianças entre 6 meses e 5 anos, que têm até o dia 25 para serem vacinadas. No dia D (19) todosos centros de saúde da capital permanecem abertos para a vacinação, das 8h às 17h

foto/divulgação: Agência Brasil - EBC

Dia D da campanha contra sarampo acontece neste sábado (19)

Continua até o dia 25 de outubro a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo que pretende imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade em todo o Brasil.

 

Em Florianópolis, desde o início do ano, 17 pessoas já foram diagnosticadas positivas para a doença, e outros 22 casos estão em investigação.

 

Por este cenário, o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, estão realizando ao longo do mês de outubro, e até 30 de novembro de 2019, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, tendo os dias 19 de Outubro e 30 de Novembro como os dias de mobilização nacional.

 

*Etapas da campanha*


Primeira etapa
• De 7 a 25 de outubro
• Público-alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos
• Dia D: 19 de outubro

 

Segunda etapa
• De 18 a 30 de novembro
• Público-alvo: de 20 a 29 anos
• Dia D: 30 de novembro

 

Em Florianópolis, o público alvo de vacinação é de aproximadamente 210.366 pessoas. A meta é avaliar, pelo menos, 95% dos grupos elegíveis para a vacinação, e aplicar a vacina nos aos que estiverem com esquema incompleto.

 

Nesta campanha, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional para atualização da Caderneta de Vacinação da criança, visando o resgate e vacinação de não vacinados.

 

Neste sábado (19), a campanha será intensificada e os Centros de Saúde permanecem abertos das 8h às 17h apenas para a vacinação. A UPA Norte estará aplicando vacinadas entre 8h e 17h. Alguns centros de saúde aproveitarão o dia D para intensificar também programações do outubro Rosa, como preventivos e testes rápidos.