Secretaria Municipal de Saúde

09/01/2023 - Saúde
Prefeitura negocia cessão de antigo aeroporto para instalação de Hospital Dia
A estrutura irá oferecer procedimentos e cirurgias de pequena e média complexidade

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Objetivo é ampliar capacidade municipal para oferta de serviços de diagnósticos e cirurgias

O prefeito de Florianópolis Topázio Neto anunciou nesta segunda-feira, 9 de janeiro, que a Prefeitura da Capital negociando com o Floripa Airport a concessão do antigo aeroporto para instalação do Hospital Dia de Florianópolis, primeira estrutura hospitalar municipal. 
O novo hospital deverá oferecer cirurgias e procedimentos de pequena e média complexidade. O espaço de atendimento possuirá estrutura de centro ciúrgico e leitos de curta permanência, ocorrendo fora do ambiente hospitalar tradicional.
O prefeito Topázio Neto ressalta que segundo dados da vigilância municipal, está entre os principais cânceres que levam os Florianópolitanos a óbito, as doenças do aparelho intestinal. “Sendo assim, ampliar a capacidade de oferta de exames endocópicos tais como endoscopias e colonoscopias é fundamental. Além dessa meta, a oferta de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade também é um gargalo do SUS. Com a implantação do Hospital dia de Florianópolis, muitos desses procediemntos poderão ser atendidos sem a necessidade de aguardar em longas filas do hospital”.
O principal Objetivo da implantação do Hospital dia é ampliar a capacidade municipal para oferta de serviços diagnósticos complexos e  realizar cirurgias eletivas ambulatoriais.
“Em serviços de hospital dia os pacientes costumam ingressar e ter tempo de permanência máximo de 12h, quando recebem alta. Todos os pacientes serão encaminhados pelas unidades da Atenção Primária em saúde e avaliados pelo sistema municipal de regulação”, explica a secretária de saúde da Capital, Cristina Pires Pauluci. 
A unidade contará também com a oferta dos exames diagnósticos de apoio para pré-operatório e pós operatório imediato, tornando assim o processo de atendimento mais ágil e completo para o usuário.
 
Serviços oferecidos:
 
- Atendimento Médico Cirúrgico Especializado- em diversas áreas: cirurgia geral, cirurgia pediatrica, plástica não estética, cisrurgia vascular, cirurgia ginecologica, otorrinolariangologia, urologia.
- Atendiemnto Odontológico para Paceintes Especiais - procediemntos odontológicos sob sedação;
- Exames diagnósticos com sedação - exames endoscópicos, outros exames com uso de sedação;
- Outros Procedimentos - Biópsias em Geral, procediemntos dermatológicos
-Setor de Internação de curta permanência - Cuidados pré e pós operatórios com equipe de enfermagem e setores de apoio.
- Centro de diagnóstico por imagem e exames de apoio- radiografia, eletrocardiograma, ultrassonografia e tomografia;
 
Estruturas de apoio
- Farmácia para dispensação de medicamentos aos usuários na alta do serviço;
-Serviço de coleta de exames laboratoriais;