Secretaria Municipal de Saúde

09/04/2014 - Saúde
Florianópolis será sede da 4ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador
Em um mês o evento reunirá profissionais da saúde em palestras e debates

foto/divulgação: Divulgação

Essa é a primeira vez que 22 municípios se reúnem em um só evento

 

A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora traz como tema principal a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”. São aguardadas 400 pessoas para o evento que acontece nos dias 14 e 15 de maio no hotel Canto da Ilha, em Florianópolis.

O Objetivo do evento é discutir com os municípios a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Além disso, busca ampliar o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e trabalhadora, incluindo, entre outras diretrizes, a efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos ministérios e nas esferas de governo.

Essa é a primeira conferência Macro regional, onde 22 municípios fazem parte. Haverá 12 salas de debate. 
"Esta Conferência irá balizar e sedimentar os rumos da política de saúde pública do trabalhador em Florianópolis e na macro-região. Será fundamentalmente construída pelos próprios atores deste processo, os trabalhadores e os gestores da saúde dos 22 municípios. Temos a honra de sediar este evento em nossa cidade", explica Carlos Daniel Moutinho Júnior, secretário da Saúde de Florianópolis e presidente da Conferência.

A conferência é uma política que tem sido construída coletivamente a partir da interação do saber dos técnicos com o saber dos trabalhadores e expressa um campo específico do conhecimento aplicado às práticas de saúde, desenvolvidas no âmbito do SUS.

Eixo Principal: “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”.

Sub – eixos:
I - Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e 
trabalhadora;
II - Fortalecer a participação dos trabalhadores e trabalhadoras, da comunidade 
e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora;
III - Efetivação da Política Nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora, nos Ministérios e nas esferas de governo;
IV - Financiamento da PNST, nos Municípios, Estados e União.


galeria de imagens