Secretaria Municipal de Saúde

04/07/2014 - Saúde
Alerta da Vigilância Epidemiológica chama a atenção sobre possíveis doenças durante a Copa
Apesar de Florianópolis não ser uma das cidades sede do Mundial, muitos turistas passam por aqui

foto/divulgação: Divulgação

A expectativa da FIFA é que a cidade receba, até o fim do evento, cerca de 30 a 50 mil turistas estrangeiros

A Copa do mundo que acontece esse ano no Brasil tem trazido inúmeros turistas para o país. E mesmo Florianópolis não sendo sede dos jogos da Copa, a capital do estado é um dos lugares mais visitados pelos viajantes. Por esse motivo, a Vigilância Epidemiológica alerta a população para que fique atenta as possíveis doenças que podem ser trazidas pelos estrangeiros, tais como Sarampo, Poliomielite, Cólera, Malaria e Dengue.

Neste período de jogos, o município está com uma grande circulação de pessoas de todo o mundo. As delegações dos Estados Unidos e da Nigéria já passaram por aqui.

A expectativa da FIFA é que a cidade receba, até o fim do evento, cerca de 30 a 50 mil turistas estrangeiros. Muitos deles ainda podem alongar a viagem e ficar pela Ilha até 15 dias depois da final.

Fique de olho

Sarampo: Altamente contagioso, pode ser propagado por meio de secreções mucosas. O período de incubação dura entre oito a 13 dias. Após isso começam a aparecer pequenas erupções na pele de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamações das vias respiratórias.

Malaria: Doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.

Poliomielite: Doença causada pela infecção do poliovírus que se espalha quando entra em contato com muco, catarro ou fezes infectadas. Os sintomas mais comuns variam entre desconforto geral ou ansiedade, dor de cabeça, leve febre, vômitos e garganta vermelha.

Cólera: Causada pela bactéria vibrião colérica, é uma infecção do intestino delgado que provoca grande quantidade de diarreia aquosa, cólicas abdominais, membranas das mucosas, boca seca e pele ressecada. Pode ser transmitida por exposição à água contaminada ou não tratada.

Dengue: Doença febril aguda transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A doença é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Os principais sintomas incluem dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite fortes dores nos ossos e articulações.