Secretaria Municipal de Saúde

08/07/2014 - Saúde
Laboratório da SMS tem grau de excelência em DST
Secretaria Municipal Saúde recebe status de Excelência em Laboratório de Saúde Pública

foto/divulgação: Divulgação

Profissional durante microscopia

O Laboratório Municipal de Florianópolis (Lamuf) foi avaliado no máximo grau de excelência quando se trata de diagnóstico laboratorial para HIV e Sífilis. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se orgulha dessa avaliação. A análise foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz no ano de 2013 e divulgada agora.

O Lamuf recebeu destaque também no controle de qualidade externo para tuberculose e hepatites virais, em 2012 e 2013. Essa pesquisa, que é realizada pelo Laboratório Geral de Saúde Pública SC (Lacen) e monitorado pelo Ministério da Saúde (MS), possibilitou que a SMS recebesse convênio com o MS para o diagnóstico de hepatites virais.

Com os resultados positivos, para este segundo semestre de 2014 o Ministério da Saúde firmou parceira com a SMS e enviará novos equipamento e reagentes para teste rápido de tuberculose. Esses materiais irão garantir maior segurança no diagnóstico, tendo em vista a possibilidade de uma amostra salivar apenas ser o suficiente para identificação do agravo no paciente.

Neste mesmo sentido, a SMS conseguiu licitar equipamentos totalmente automatizados para realizar todos os tipos de exames imunológicos. Com isso, os resultados serão ainda mais ágeis e seguros para toda a população da Capital. “A equipe de bioquímicos do Lamuf já foi treinada e está apta à utilização dos novos instrumentos”, informa Eliana de Almeida, gerente do laboratório.

Essas conquistas foram possíveis diante do empenho, responsabilidade e competência de toda a equipe de profissionais do Lamuf, que não mede esforços para atribuir ao cidadão, aos profissionais e à SMS trabalho técnico possível para o diagnóstico laboratorial seguro, comprometendo-se cada vez mais com a erradicação e o controle das doenças.


galeria de imagens