Secretaria Municipal de Saúde

16/07/2014 - Saúde
Sul da Ilha promove o 'Julho Azul' neste sábado
Conselho de Saúde local realiza evento em comemoração ao Dia do Homem, com atividades recreativas, palestras e música

foto/divulgação: Divulgação

Cerca de 60 mil homens são diagnosticados, anualmente, com câncer de próstata no Brasil

O Conselho de Saúde do Centro de Saúde da Fazenda do Rio Tavares promove neste sábado (19) a 3ª edição do Julho Azul. O evento em comemoração ao dia do homem, celebrado em 15 de Julho, terá início às 13 horas, na Sede do Conselho Comunitário do Rio Tavares, e busca conscientizar os homens sobre a importância de prevenir doenças.

O evento é inspirado no Outubro Rosa, mês em que a saúde promove campanhas de prevenção a doenças ligadas às mulheres, como o câncer de mama.

Na programação, as equipes de saúde farão uma blitz no campo de futebol do Bangu e darão palestras sobre alcoolismo, tabagismo, violência, doenças bucais, HIV, planejamento familiar e a importância de consultas médicas. Será possível também fazer o agendamento de consulta para homens em horários alternativos.

Durante o encontro, será realizado o 2º Torneio de Dominó, além das atividades recreativas, atrações musicais e sorteios de brindes. Para este ano, a organização espera um grande público, tendo em vista a presença de motociclistas e amantes dos carros antigos, que vão exibir suas máquinas aos visitantes.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 60 mil homens são diagnosticados anualmente com câncer de próstata no Brasil. Quando identificados precocemente e tratados adequadamente, nove em dez pacientes são curados.