Secretaria Municipal de Saúde

11/08/2014 - Saúde
Vacina contra hepatite A já está disponível nos CS's
Crianças até dois anos incompletos devem ser levados à unidade de saúde mais próxima para serem imunizadas

foto/divulgação: Divulgação

Em todo o e estado de Santa Catarina foram disponibilizados 36 mil doses da vacina e a meta é vacinar 88 mil crianças

Já estão disponíveis em todos os Centros de Saúde de Florianópolis as vacinas contra a hepatite do tipo A. A imunização, que foi introduzida no calendário infantil, é indicada para crianças a partir de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias).


Para serem vacinados, os pais podem levar os pequenos até a unidade de saúde mais próxima, portando a carteira de vacinação e um documento de identidade. Em todo o e estado de Santa Catarina, foram disponibilizados 36 mil doses da vacina e a meta é vacinar 88 mil crianças.

A gerente da Vigilância em Saúde da SMS, Ana Cristina Vidor, explica que a hepatite A é uma doença causada pelo vírus VHA, que afeta o fígado e pode ser transmitida via oral, pelas fezes ou através do consumo de alimentos e água contaminados. “A doença é silenciosa e os sintomas podem ser confundidos com uma virose, por isso é importante se prevenir”, completa a médica.

No Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que ocorram 130 casos novos por ano a cada 100 mil habitantes. Segundo esses dados, mais de 90% da população maior que 20 anos já foi exposta ao vírus, tornando o país área de risco para a doença.

Previna-se

- Evite o consumo de alimentos e bebidas cujo preparo é desconhecido;
- Procure beber só água clorada ou fervida;
- Lave as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro;
- Verifique se os instrumentos usados para fazer as unhas foram devidamente esterilizados ou leves consigo os que vai usar no salão de beleza.