Secretaria Municipal de Saúde

13/08/2014 - Saúde
UPA Sul passa a contar com heliponto
Local será utilizado pelo Corpo de Bombeiros e SAMU na prestação de socorro

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Heliponto vai ajudar nas operações de salvamento

Florianópolis já tem a primeira unidade de saúde de município com um heliponto. Localizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sul da Ilha, no Rio Tavares, a estrutura foi inaugurada na tarde desta terça-feira (12) pelo prefeito em exercício César Faria e pelo secretário de Saúde, Daniel Moutinho.

Para que fosse possível essa obra, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiu cerca de R$ 80 mil na construção, bem como na pavimentação de todo o estacionamento para veículos de usuários e trabalhadores da UPA Sul.


O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Marcos de Oliveira, disse que a parceria entre o SAMU e bombeiros salvará muitas vidas. “Essa melhoria facilitará nosso tempo de resposta aos atendimentos”, afirmou.

O secretário Daniel informuu que, ao sobrevoar a área no ano passado, viu a necessidade da obra, que só foi possível graças aos esforços dos servidores. “Quero agradecer às pessoas que acreditaram que esta obra, primeira em Florianópolis, fosse possível. Agora, o nosso desafio para 2015 é fazer um outro heliponto, desta vez ao lado da UPA Norte, em Canasvieiras.”

O heliponto foi construído de acordo com as normas de aviação. O espaço será utilizado pelo Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros e pelo SAMU, tanto para a remoção quanto para a chegada de pacientes para a UPA Sul ou em uma transferência para os hospitais da região, se necessário em casos de maior gravidade.


galeria de imagens