Secretaria Municipal de Saúde

18/08/2014 - Saúde
Vigilância em Saúde chama atenção para vírus Ebola
Como medida de prevenção aos profissionais da saúde, alerta busca esclarecer dúvidas sobre a doença

foto/divulgação: Divulgação/npr.org

Enfermeira tratando um doente na África

Com o alerta mundial emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no último dia 8, os olhos de todo o mundo voltaram-se para a África Ocidental e o surto de febre hemorrágica por Ebola. No Brasil o Ministério da Saúde informou que a fiscalização nos aeroportos será reforçada, além disso todas as cidades estão seguindo as recomendações da OMS para evitar que o vírus chegue ao país.


Em Florianópolis, a Diretória da Vigilância em Saúde lançou um Alerta Epidemiológico como medida de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública. Poliomielite, Cólera e Febre do Chikungunya também estão citadas no texto, a fim prevenir estas doenças.

A doença que assola alguns países como Libéria, Guiné e Serra Leoa, na África, persiste e já é considerada o mais extenso surto da doença já identificado no mundo. Até agora, já foram confirmados 2.240 casos do vírus, que levaram a 1.229 mortes.


A gerente da Vigilância em Saúde da SMS, Ana Cristina Vidor, explica que o risco de o vírus chegar por aqui é mínimo, visto que o número de viajantes do Brasil para as áreas afetadas é muito pequeno. “De qualquer maneira, as ações de monitoramento de vigilância nacionais e internacionais são essenciais para manter a situação sob controle”, diz.

A febre hemorrágica pelo Ebola é uma doença causada por um vírus que quando contamina morcegos e outros animais silvestres estes funcionam como hospedeiros. Transmitido por contato direto com o sangue, secreções, saliva e suor de pessoas doentes ou contato com instrumentos como agulha, por exemplo, o ebola não possui tratamento específico.


Como sua duração é limitada, geralmente é necessária internação hospitalar para tentar controlar as possíveis complicações da doença que se não controladas, podem levar a óbito.

O Ministério da Saúde, com o intuito de solucionar as principais dúvidas, disponibilizou um questionário online com as principais perguntas sobre o vírus ebola aqui.


arquivos para download