Secretaria Municipal de Saúde

08/10/2014 - Saúde
CS Vargem Grande vai ampliar atendimento
Com a estrutura quase pronta, o prédio poderá aumentar o número de proissionais

foto/divulgação: foto/divulgação: Caroline Borges/SMS

Na nova unidade os últimos preparativos estão sendo feitos

Previsto para ser entregue ainda antes do final do ano, o novo prédio do Centro de Saúde de Vargem Grande, no Norte da Ilha, deve ampliar consideravalmente sua capacidade de atendimento.


O prédio atual, com 11 salas pequenas e três banheiros, realiza 60 consultas médicas e 50 atendimentos com enfermeiros a cada semana. Com a nova estrutura ampliada, modernizada e com mais profissionais trabalhando, a expectativa, segundo o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Jr., é de que “a comunidade possa ser atendida com mais comodidade e em maior número”. 

No final da última semana, o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário visitaram as obras do novo prédio, mas passaram também pela unidade antiga, prestes a ser desativada.  “Estou muito feliz em saber que esta é a última vez que visitamos este prédio. A partir de agora, a população da Vargem Grande vai ter uma estrutura muito melhor para receber quem necessita”, disse o prefeito. 

A nova unidade recebe agora os últimos preparativos e equipe aguarda a mobília para que o atendimento possa começar. O novo CS tem estrutura para abrigar duas equipes de Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal (ESF). Assim como na antiga estrutura, a nova irá receber ainda um fisioterapeuta, um nutricionista e uma assistente social, que se deslocam até a unidade duas vezes por semana.


Com uma população de cerca de 4 mil pessoas dentro de sua área de abrangência, a comunidade passará ainda neste mês por um recadastramento. “Começaremos a fazer um mapeamento da população para atualizar os nossos dados e podermos fazer um trabalho melhor na nova unidade”, informou o coordenador Manoel José Pereira Filho, que há 16 anos responde pelo centro de saúde.


galeria de imagens