Secretaria Municipal de Saúde

18/11/2014 - Saúde
Inaugurado Centro de Saúde da Vargem Grande
Unidade é a sétima entregue na atual gestão. Foram reformados ou construídos um centro de saúde a cada três meses.

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Unidade deve receber mais profissionais

“Aqui, não dá nem para ficar doente”, brincou a aposentada Terezinha Roveda Bentol, de 70 anos, ao ver o Centro de Saúde da Vargem Grande, inaugurado nesta terça-feira (18) pela Prefeitura de Florianópolis. A unidade, que teve investimento de R$ 816 mil, com recursos municipais e do Ministério da Saúde, atenderá a 5 mil moradores do bairro. Durante a solenidade, Daniel Moutinho Jr, secretário de Saúde, anunciou para janeiro de 2015 a chegada de mais uma equipe de Saúde da Família para reforçar o atendimento à comunidade local.

Este é o sétimo centro de saúde entregue pela Prefeitura desde o ano passado, entre reformas (Sapé, Lagoa, Ponta das Canas, Balneário e Cachoeira do Bom Jesus) e novas unidades (Continente e Vargem Grande). Outras 13 estão em obras – sendo oito reformas e cinco construções.

“Há mais de uma década a comunidade pleiteava essa nova unidade de saúde. Estamos saindo de um imóvel alugado, em péssimas condições, para uma casa completamente nova, moderna e humanizada”, afirmou Moutinho Jr. Ele lembrou que a Associação de Moradores da Vargem Grande foi a primeira a ser recebida em seu gabinete, no começo de 2013, reforçando o pedido pelo novo centro de saúde.

Conforto

A aposentada Maria Machado Guimarães, de 89 anos, há 50 deles na Vargem Grande, foi mais uma das moradoras do bairro a prestigiar a cerimônia de inauguração. “Sempre fui muito bem atendida, agora sei que vai ser melhor e mais confortável para os pacientes.” Os irmãos Marilene Couto e Valter Namen concordam: “Lá, estava muito ruim, precisávamos de uma unidade maior, para ampliar o atendimento”, disse Valter.

O coordenador do Conselho de Saúde da Vargem Grande, Manoel José Pereira Filho, ficou emocionado ao falar sobre a homenagem à parteira e líder comunitária Doralice, conhecida como “Dona Adorada”, que morreu aos 105 anos. O novo centro de saúde leva seu nome, em reconhecimento à sua atuação junto à comunidade local.

O prédio tem cerca de 350 metros quadrados, incluindo quatro consultórios, todos com mobiliário novo e equipamentos modernos. A estrutura possui, ainda, farmácia, sala de imunização, sala de curativos, outra para procedimentos e uma última para esterilização. 


galeria de imagens