Secretaria Municipal de Saúde

16/12/2014 - Saúde
Vacina: campanha segue até o final de dezembro
Imunização contra sarampo e poliomielite ainda não alcançou a meta de 95% do público-alvo

foto/divulgação: Arquivo

Outros municípios do Estado também adiaram fim da campanha

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo foi prorrogada mais uma vez neste ano e vai até 31 de dezembro. Em Florianópolis, as metas de imunização ainda não foram alcançadas. Crianças de 6 meses até 5 anos incompletos devem ser levadas aos centros de saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.


Na Capital, os centros de saúde chegaram a fazer a busca ativa de pais e responsáveis pelas crianças, que foram contatados por telefone e pessoalmente pelos agentes de saúde, mas como não houve o resultado esperado este trabalho será intensificado. Até a tarde desta terça-feira (16),  a vacinação contra poliomielite havia atingido 80,8% da meta e a de sarampo, 77,8%.


Retorno das doenças


O grande risco de não alcançar a meta de vacinação contra as duas doenças está na chegada das férias. Como a cobertura estará abaixo do ideal, há uma preocupação com a grande quantidade de pessoas que vão viajar ou visitam Florianópolis, provenientes de regiões onde casos de sarampo e de poliomielite ainda são registrados.


O vírus transmissor do sarampo foi reintroduzido no Brasil neste ano, resultando em 596 casos da doença no período, concentrados especialmente nos estados do Ceará e de Pernambuco. Quanto à pólio, em março de 2014, o vírus foi detectado em uma amostra de esgoto coletada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).