Secretaria Municipal de Saúde

20/02/2015 - Saúde
Saúde elimina criadouro do aedes aegypti
Ação nos Ingleses foi promovida em parceria entre a Vigilância Sanitária, o Centro de Controle de Zoonoses e a Guarda Municipal

foto/divulgação: SMS

Ouvidoria da SMS recebe denúncias sobre possíveis focos de dengue

As equipes de controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, em conjunto com a Vigilância em Saúde Ambiental e a Guarda Municipal de Florianópolis, promoveram a limpeza, eliminação e tratamento de um grande foco do mosquito transmissor da dengue em Ingleses, no Norte da Ilha. Até agora, a Capital não registrou nenhum caso autóctone da doença, mas já identificou 36 focos do Aedes aegypti, sendo 24 no Continente, oito no Norte e quatro no Centro.


No terreno, havia grande quantidade de entulhos, lixo e muita água parada, onde foram identificados focos do mosquito. As máquinas utilizadas para retirada do material foram contratadas pelo proprietário da área, que foi notificado para fazer a limpeza.


Todos os imóveis do entorno estão sendo visitados para identificação de risco para proliferação do mosquito e orientações aos moradores. A ação continuará ao longo da próxima semana. O terreno continuará sendo monitorado até a total eliminação dos possíveis reservatórios.


“É fundamental que a população participe das ações de combate ao transmissor da dengue, adotando as medidas necessárias para eliminar os possíveis criadouros de mosquito em suas casas”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Priscila Valler dos Santos.


Denúncias podem ser feitas na ouvidoria da Secretaria de Saúde, pelos telefones (48) 3239-1537 e 3239-1569.


galeria de imagens