Secretaria Municipal de Saúde

09/04/2015 - Saúde
Programa Saúde na Escola atende 41 mil estudantes
Secretaria de Saúde amplia os trabalhos para beneficiar 109 escolas públicas de Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo SMS

Uma das ações do PSE é a promoção da saúde bucal entre as crianças

As ações do Programa Saúde na Escola (PSE) foram ampliadas neste ano e passam a alcançar 41 mil crianças de 109 escolas públicas de Florianópolis. Entre as ações desenvolvidas pelas equipes nas unidades educativas estão avaliação das condições de saúde (avaliação oftalmológica, antropométrica e nutricional, avaliação da saúde bucal e verificação da situação vacinal). Trabalhos do PSE na Capital servem de modelo para o Ministério da Saúde.


Para o programa, a Secretaria de Saúde destaca 89 equipes de saúde da família e comunidade - entre médicos, odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos agentes comunitários de saúde - para o trabalho junto às crianças dos seis meses (educação infantil) até o término do ensino médio. As ações são feitas em conjunto com a Secretaria de Educação e estimulam o vínculo entre a escola e a saúde na promoção da aprendizagem.


De acordo com a odontóloga e responsável pelo PSE na Secretaria de Saúde, Candice Besen, a inclusão do programa como estratégia de trabalho das equipes de saúde e escolas de Florianópolis permite tornar a comunidade escolar mais saudável e o ambiente mais seguro. Ela afirma que o estímulo ao autocuidado em saúde contribui para a diminuição de doenças crônicas na idade adulta, redução de DSTs/AIDS entre jovens e adolescentes, controle do uso do tabaco, álcool e outras drogas.


O PSE começou a ser implantado em Florianópolis em 2008. A estratégia integra e articula permanentemente as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo intersetorialmente as equipes de saúde da família e da educação básica.


Ações das equipes:


- Avaliação antropométrica/nutricional: os escolares são pesados e medidos, é realizado o diagnóstico nutricional e quando verificada alteração é realizado acompanhamento pelas equipes de saúde e propostas ações de promoção à saúde e atendimento individual ou em grupos quando necessário.


- Verificação da situação vacinal: as cadernetas de saúde das crianças e adolescentes são avaliadas e quando constatada a falta de alguma vacina/dose os pais ou responsáveis são alertados para  levarem seus filhos ao centro de saúde para vacinação.


- Avaliação oftalmológica: para as creches e pré-escolas é verificada a realização do Teste do Olhinho, que detecta algumas doenças que podem levar à perda da visão. Já para os educandos de Ensino Fundamental/Médio, é realizada triagem visual nas escolas. Aqueles com déficit são encaminhados para consulta com oftalmologista e, se verificada a necessidade, têm acesso aos óculos pelo Projeto Olhar Brasil.


- Avaliação da saúde bucal: as crianças e jovens são avaliadas quanto às condições de saúde bucal e, caso constatada a necessidade de atendimento, é feito o encaminhamento para os centros de saúde. Além disso, são feitas atividades de prevenção, como escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. Os escolares recebem escovas e cremes dentais para a realização da higiene bucal na escola. 


galeria de imagens