Secretaria Municipal de Saúde

17/06/2015 - Saúde
Saúde oferece mapas para análise de indicadores
Departamento de Territorialização cria ferramentas para facilitar o levantamento de dados sobre a saúde da população

foto/divulgação: SMS

Arquivos estão disponíveis na página Mapoteca Digital

O Departamento de Territorialização da Secretaria de Saúde disponibilizou arquivos das áreas de abrangência do território de Florianópolis para serem utilizados no Google Maps e no Google Earth pelos profissionais de saúde. A territorialização e a cartografia são utilizados como ferramentas para facilitar a cobertura da atenção primária para a população.


A base espacial do recurso da territorialização permite o levantamento de dados sobre a população e seus problemas de saúde, o impacto dos serviços de saúde na qualidade de vida da população e o estreitamento da relação de responsabilidade entre os serviços e a população num espaço delimitado.


Os arquivos podem ser utilizados em camada de análise após a criação de mapas (georreferenciamento dos bancos de dados da saúde) dos dados epidemiológicos, que têm como principal objetivo o monitoramento dos indicadores de saúde e o planejamento das ações de prevenção e cuidado continuado pelas equipes de saúde da família e vigilância sanitária.


A equipe de Geoprocessamento da Secretaria de Saúde está à disposição para esclarecimentos sobre a criação de mapas no Google Maps e no Google Earth pelo telefone 3239-1559.


Os arquivos podem ser acessados neste link