Secretaria Municipal de Saúde

25/06/2015 - Saúde
BCG: Saúde convocará mães para vacinação
Ministério da Saúde normalizou abastecimento para este mês

foto/divulgação: Banco de imagens

Centros de saúde farão busca ativa das crianças que não foram vacinadas

O Ministério da Saúde normalizou o abastecimento da vacina BCG para os próximos 30 dias. Com isso, a Prefeitura de Florianópolis conseguirá atender à demanda mensal e zerar a fila de espera de aproximadamente 155 crianças, decorrente dos dias em que o Município ficou sem estoque. Os centros de saúde farão a busca ativa dessas crianças, chamando cada mãe para a imunização dos pequenos, e agendarão a imunização.


A Secretaria de Saúde chegou a notificar ao Ministério Público de Santa Catarina o desabastecimento da vacina BCG, que protege contra formas graves da tuberculose. Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde vinha informando problemas na produção desta vacina, o que provocou o desfalque dos estados e municípios em todo o país.


Florianópolis aplica BCG em quase 10 mil crianças/ano, entre a vacinação nas maternidades e nas unidades de referência do município. Com este desabastecimento, desde fevereiro o município ficou com estoque crítico da vacina e precisou priorizar a vacinação nas maternidades.


Confira quais centros de saúde atuarão como referência para a vacina BCG. Os recém-nascidos continuarão sendo priorizados nas maternidades. O agendamento será feito nas unidades de saúde de origem do paciente para que não haja desperdício de doses:


Centro

Centro de Saúde Centro


Sul

Centro de Saúde Costeira

Norte

Centro de Saúde Canasvieiras


Leste

Centros de saúde João Paulo e Itacorubi


Continente

Agendamento via Distrito Continente