Secretaria Municipal de Saúde

24/07/2015 - Saúde
Prêmio leva fisioterapeuta ao Pernambuco
Michelli Silvestre foi uma das vencedoras do Prêmio Boas Práticas em Saúde 2014

foto/divulgação: Arquivo pessoal

Grupo de Redutores de Danos da SMS de Olinda-PE

Uma viagem rica em experiências e que serviu como estímulo maior para participar de mais um Prêmio Boas Práticas em Saúde. A fisioterapeuta Michelli Vitória Silvestre, do Nasf Norte, foi vencedora na categoria Gestão em 2014 e ganhou uma viagem a três municípios de Pernambuco para conhecer outras realidades do Sistema Único de Saúde (SUS).


Ela mesma escolheu o destino – queria conhecer o município de Camaragibe por ter sido a primeira cidade brasileira a incluir a fisioterapia no Programa Saúde da Família, ainda em 1994. Ela passou por lá, por Olinda e por Recife, onde visitou a participou dos consultórios de rua, das equipes de redução de danos, de educação popular em saúde e da Conferência de Saúde local.


"Considero o evento do Prêmio de Boas Práticas uma excelente oportunidade de divulgação de experiências locais de sucesso e que podem ser compartilhadas com outros colegas, mostrando a capacidade de cada local de trabalho para resolução de problemas de maneira criativa e eficiente", afirma.


Iniciativa


Michelli é especialista em fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva e coautora do trabalho premiado: Oficina de Ortopedia Clínica para Médicos de Família: estratégia de educação permanente através do matriciamento coletivo. Sua principal contribuição foi a inclusão da fisioterapia nas oficinas, tornando-as mais práticas.


O melhor resultado deste trabalho – que foi realizado de forma experimental com residentes de Medicina da Família e Comunidade – foi a implantação da capacitação como atividade permanente na rede de saúde de Florianópolis. “Sentimos que há mais aproximação entre os profissionais para discussão de casos e qualificação dos encaminhamentos para fisioterapia e ortopedia, o que contribui para a redução da fila de espera”, conta.


Inscrições


As inscrições para o Prêmio Boas Práticas em Saúde 2015, promovido pela Secretaria de Saúde de Florianópolis, estão abertas.Todos os funcionários podem inscrever os melhores trabalhos com o mote “Intersetorialidade e trabalho em rede: Caminhos para a integralidade” até o dia 21 de agosto.


Neste ano as categorias são Práticas de Atenção e Práticas de Gestão. A realização do evento que irá premiar os vencedores está marcada para 04 de dezembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O regulamento e as inscrições para o prêmio estão neste link.


galeria de imagens