Secretaria Municipal de Saúde

21/08/2015 - Saúde
Capital é classificada no Brasil Sorridente 2015
Florianópolis representa o Estado na premiação nacional, junto a Chapecó e Xaxim

foto/divulgação: Arquivo/Petra Mafalda

Capital ficou em segundo lugar na premiação por quatro vezes

Os municípios de Florianópolis, Chapecó e Xaxim foram selecionados para representar Santa Catarina no Prêmio Brasil Sorridente 2015, nas categorias municípios com população superior a 300 mil habitantes, entre 50 e 300 mil, e até 50 mil, respectivamente. Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com o Ministério da Saúde, o prêmio é concedido às políticas públicas de saúde bucal que mais se destacaram nacionalmente.


Os vencedores, que serão divulgados no dia 15 de setembro pelo CFO, recebem um consultório odontológico completo. No ano passado, Florianópolis chegou em segundo lugar pela quarta vez (já havia obtido a posição em 2010, 2011 e 2013). Participaram da seletiva 23 municípios.


Além de equipes da Saúde Bucal em todas as unidades de saúde que fazem o atendimento primário, o Município conta com dois Centros de Especialidades Odontológicas nas policlínicas do Centro e do Continente.


Florianópolis também foi um dos dez municípios catarinenses escolhidos pelo Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC) para receber o prêmio de Melhores Práticas em Saúde Bucal 2015, por aprimorar a implantação de políticas públicas de saúde bucal. A condecoração será entregue em Sessão Solene na Assembleia Legislativa durante a semana de Saúde Bucal, em outubro.


O Conselho Federal de Odontologia leva em consideração dez quesitos para avaliar o desempenho dos municípios, entre eles a comprovação da existência de formação permanente para profissionais que atuam na saúde bucal. Outro aspecto usado na contagem dos pontos é a presença de uma assistência odontológica especializada no município.


Florianópolis possui duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a terceira está em fase final da construção. Nestas unidades, a presença de equipes odontológicas com atendimento de urgência e emergência é um diferencial.