Secretaria Municipal de Saúde

25/08/2015 - Saúde
Campanha contra a pólio e sarampo acaba no dia 31
Capital está próxima de atingir a meta, mas ainda faltam crianças a ser vacinadas

foto/divulgação: SMS

A imunização pode ser feita em qualquer centro de saúde do município.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a multivacinação para atualização das carteirinhas termina na próxima segunda-feira (31). A Capital está próxima de atingir a meta (95%) – até a tarde desta terça-feira, 69,6% do público-alvo foram vacinados. Pouco mais de 22 mil crianças, entre 6 meses e 5 anos de idade incompletos, devem ser imunizadas em Florianópolis.


O secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior, reforça a importância da participação dos pais e responsáveis pelas crianças na campanha. "Essas doenças já deveriam estar em fase de erradicação, mas alguns países ainda apresentam casos. Devemos proteger nossa população dos riscos." A imunização pode ser feita em qualquer centro de saúde do município.


Novos casos


O Brasil sempre foi uma das referências mundiais na eficiência de suas campanhas de vacinação. Tanto que a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) certificou o país, em 1994, como área livre do Poliovírus Selvagem (causador da poliomielite). Porém, em março de 2014, o vírus foi detectado em uma amostra de esgoto coletada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).


Outro fato destaca a importância desta campanha: de 2000 a 2013, o país não havia registrado novos casos autóctones de sarampo. Em 2014, porém, o vírus foi reintroduzido no Brasil, resultando em 596 casos da doença no período, concentrados especialmente nos estados do Ceará e de Pernambuco.