Secretaria Municipal de Saúde

05/11/2015 - Saúde
Prefeitura reduz fila para mastologia
Educação permanente e otimização do acesso foram responsáveis pela mudança

foto/divulgação: SMS

Profissionais dos centros de saúde foram treinados para otimizar encaminhamento à mastologia

Quando o assunto é saúde pública, a criatividade e os esforços para a qualificação do cuidado e a integração da rede de atenção podem dar mais resultados do que incremento financeiro. Foi o caso da recente redução da fila para a mastologia, especialidade que se dedica ao estudo das glândulas mamárias, que caiu pela metade.


Segundo a diretora de Média Complexidade, Dannielle Godoy, o trabalho consistiu na avaliação dos encaminhamentos dos 840 pacientes que estavam na fila de espera com o objetivo de garantir acesso rápido àqueles que tinham mais necessidade.


A análise foi feita por médicos ginecologistas, reguladores e mastologistas da Secretaria de Saúde. A partir da revisão dos encaminhamentos, a equipe constatou que 52,3% das pessoas que estavam na fila poderiam ser consultadas pelos ginecologistas da rede e já fizeram o agendamento.


Além disso, foi construído um protocolo de acesso à mastologia para a rede de saúde e realizada educação permanente com canais de discussão de casos para as unidades de saúde, otimizando o acesso e qualificando o cuidado na especialidade.


A partir disso, foi criada e oferecida a capacitação aos profissionais médicos e enfermeiros dos centros de saúde, para que os encaminhamentos à especialidade sejam feitos apenas quando há real necessidade de atendimento deste profissional.


O próximo passo será a criação de um canal direto para discussão de casos com o especialista pela plataforma do Telessaúde. O serviço permite que os médicos dos centros de saúde da Capital avaliem de forma mais efetiva a necessidade de encaminhamento dos pacientes para avaliação especializada, agilizando diagnósticos e condutas clínicas sem ter que aguardar o atendimento de um mastologista.


galeria de imagens