Secretaria Municipal de Saúde

04/02/2016 - Saúde
Exames confirmam: casos de diarreia eram virose
Norovírus é a maior causa de gastroenterite humana aguda não bacteriana relacionada à transmissão por água e alimentos e às aglomerações humanas

foto/divulgação: Arquivo

Casos da virose atendidos nas UPAs diminuíram nas últimas semanas

A causa do surto de diarreia registrado nos primeiros dias do ano, em Florianópolis, foi confirmada nesta semana pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC). Os primeiros resultados das análises para o vírus deram positivo para Norovírus, confirmando a suspeita de virose.

 

“O Norovírus é a maior causa de gastroenterite humana aguda não bacteriana relacionada à transmissão por água e alimentos e às aglomerações humanas. Apresenta predominância nos meses quentes e úmidos do verão, ao contrário do Rotavírus, que tem maior frequência nos meses secos e com temperaturas amenas”, explica a bióloga Fernanda Rosene Melo,  chefe da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica Alimentar da Dive/SES/SC.

 

Em janeiro deste ano, a Vigilância Epidemiológica de Florianópolis identificou, através do Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas, um aumento do número de atendimentos por diarreia no município acima do esperado para o atual período. Uma investigação epidemiológica foi realizada nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul, com o apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive/SES/SC), quando foram coletadas amostras clínicas para pesquisa de bactérias e vírus. As amostras de bactérias tiveram os resultados negativos. 

 

O Norovírus pode ser transmitido diretamente de pessoa a pessoa, via fecal-oral, bem como transmitido por via aérea, como nos casos de vômitos explosivos que ocorrem durante a doença. Pode ocorrer, também, via reservatório de água, quando águas subterrâneas são contaminadas ou por água de recreação ou consumo, contaminada por fossa séptica ou sistema de cloração deficiente.

 

A norovirose atinge adultos e crianças, e é altamente contagiosa. Por esse motivo, a transmissão pessoa para pessoa pode contribuir para a disseminação do surto. É caracterizada por náuseas, vômitos, diarreias, dores epigástrica e abdominal com duração de um até quatro dias. Normalmente os sintomas iniciam de 24 a 48 horas após a ingestão de alimento ou água contaminada.

 

Não existe tratamento específico para o Norovírus. Ao menor sinal de mal-estar, a pessoa deve evitar ambientes lotados e o sol forte, hidratar-se bastante (com água e água de coco) e manter repouso. Caso haja pessoas na família com este quadro, os cuidados de higiene devem ser intensificados - principalmente a lavagem frequente das mãos - e não devem ser compartilhados copos e talheres. Caso os sintomas persistam, é importante procurar um médico

 

“Pedimos à população que redobre os cuidados de higiene e com o consumo de água e de alimentos. Apesar da grande queda do número de casos nas últimas semanas, o Serviço de Vigilância do município está intensificando o trabalho de inspeção para evitar surtos e garantir a prevenção e medidas necessárias para manter e controlar a saúde da população no que se refere às situações já mencionadas”, complementa Fernanda. 

 

Medidas de prevenção de diarreias:

 

- Lave as mãos com água limpa e sabão. Também vale ter uma garrafinha de álcool em gel para as situações de emergência;

- Lave bem as mãos e os alimentos antes de manipulá-los;

- Utilize água filtrada ou fervida para preparar alimentos;

- Só consuma alimentos em lugares onde a procedência é segura;

- Lembre-se de higienizar latinhas de cerveja ou de refrigerante, afastando os riscos de contaminação pelo armazenamento inadequado;

- Limpe todas as superfícies com hipoclorito a 2%, pois o Norovírus persiste em superfícies inanimadas secas por até 7 dias;

- Esterilize mamadeiras e chupetas.

 

Fonte: Dive/SES/SC​