Secretaria Municipal de Saúde

27/04/2016 - Saúde
Saúde orienta diretores de escola sobre prevenção
Secretário Daniel Moutinho Junior esclareceu sobre cuidados com agravos que costumam ocorrer nesta época

foto/divulgação: SME

Secretário de Saúde fala sobre prevenção com professores da rede

Para esclarecer dúvidas e minimizar o alarde em torno das doenças comuns neste época do ano, o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior, participou de encontro com mais de 120 diretores de escolas da rede municipal. As doenças contagiosas são mais comuns nesta época – incluindo a Influenza A, resfriados, conjuntivites e até caxumba e varicela (catapora), entre outras velhas conhecidas.

 

Apesar do clima de pânico que costuma aparecer nesta época, o secretário explicou que não há neste momento uma piora do estado geral da saúde das pessoas em Florianópolis por causa dessas doenças – nem risco de as pessoas adoecerem gravemente ou de as taxas de mortalidade e hospitalização serem maiores pela chegada da gripe A ou de outras doenças relacionadas ao outono.

 

O que todos os agravos dessa época têm em comum são as formas de prevenção. Confira:

 

- lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel ao compartilhar utensílios e equipamentos públicos (comércio, bares e restaurantes, aeroporto, terminais, igrejas e todos os lugares com grande circulação de pessoas);

 

- proteger a boca ao tossir e espirrar. Usar o antebraço ou lenços de papel descartáveis; se usar as mãos para tapar a tosse, espirro e limpar o nariz, lave-as para não espalhar o vírus.

 

- evitar contato próximo com outras pessoas quando apresentar sintomas, secreções, febre e mal-estar; 

 

- manter-se hidratado com água e outras bebidas saudáveis, como chás;

 

- buscar bons momentos de descanso, mesmo que sejam breves, e investir numa boa qualidade do sono; 

 

- evitar os excessos alimentares, consumo de açúcar, álcool, tabaco e outras drogas, incluindo analgésicos, xaropes etc., sem orientação profissional. 


galeria de imagens