Secretaria Municipal de Saúde

27/09/2016 - Saúde
Capital é referência para Sistema de Saúde britânico
Implantação do Pack Brasil é tema de reportagem na versão inglesa do British Medical Journal (BMJ)

foto/divulgação: SMS

Equipes dos centros de saúde já começaram a utilizar os guias

Pesquisador inglês Richard Smith e diretores do Sistema de Saúde britânico (NHS) relataram, em recente publicação do British Medical Journal (BMJ) como o sistema inglês pode aprender com o da capital catarinense na busca de soluções criativas e com bons resultados na ampliação do acesso e custo efetividade. A reportagem refere-se ao Pack Brasil, guia prático de padronização no atendimento em Atenção Primária.

 

A implantação pioneira do projeto Pack Brasil Adulto, em parceria com o British Medical Journal (BMJ), promete melhorar a Atenção Primária na capital catarinense, de forma barata e eficiente, e tornar-se referência para outras cidades brasileiras e do mundo.

 

Criado na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, o material foi adaptado por profissionais da Secretaria de Saúde de Florianópolis, com apoio de cientistas da Universidade do Cabo (África do Sul) e do BMJ Brasil. O Pack é um guia para médicos e enfermeiros de Atenção Primária que visa a facilitar a tradução do conhecimento científico para a prática clínica.

 

Ele abrange cerca de 40 sintomas e 20 condições crônicas comumente encontradas nos pacientes que buscam atendimento na Atenção Primária. Cada uma de suas mais de duas mil recomendações práticas está ligada à base de evidências científicas do BMJ Best Practice, uma das mais importantes ferramentas mundiais de apoio a profissionais de saúde para tomada de decisão clínica.

 

Os profissionais nos 49 centros de saúde de Florianópolis já receberam o material totalmente traduzido e adaptado pela equipe de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Florianópolis. O projeto piloto deve ser expandido para diversas regiões do País.

 

Na África do Sul, onde o Pack tem sido implantado progressivamente nos últimos 15 anos, diversas pesquisas e ensaios clínicos mostram uma relação direta entre a utilização do guia e melhoras na qualidade das prescrições, dos diagnósticos e dos encaminhamentos, além de melhora no estado de saúde da população atendida e na segurança dos profissionais de saúde para a realização de seu trabalho.

 

Os efeitos são ainda maiores quando a implantação dos guias é feita com estratégias educacionais baseadas nos próprios serviços de saúde, a partir de casos e situações reais de atendimento. A ideia é saber quais serão os impactos em Florianópolis, comparando dados de 2015 e 2017 - quando todos os profissionais da rede terão sido treinados para usar os guias.


galeria de imagens