Secretaria Municipal de Saúde

28/11/2016 - Saúde
Mais especialidades ganham apoio matricial
Integração entre equipes de saúde da família e especialistas beneficiam pacientes e reduzem filas

foto/divulgação: SMS

Protocolos facilitam acesso às especialidades

A oficina para apresentação dos protocolos de acesso às especialidades de reumatologia, ortopedia e otorrinolaringologia foram iniciadas e devem ajudar a desafogar a lista de espera por consultas com esses profissionais na rede de Florianópolis. O projeto é uma parceria entre as diretorias de Média Complexidade e de Atenção Primária.

 

A oficina contou com a participação de 32 médicos da rede, para os quais foram apresentados os novos protocolos e o projeto de apoio matricial destas especialidades. O encontro permitiu a discussão e a troca de conhecimentos com os médicos especialistas das policlínicas.

 

Esta é mais uma etapa da implantação do apoio matricial das especialidades para os médicos das unidades de saúde do município. Atualmente há oferta de apoio matricial regulado para 100% das equipes nas especialidades de endocrinologia, ortopedia e otorrinolaringologia. O trabalho é feito com uso do e-mail institucional e regido por instrução normativa específica para manutenção do sigilo das informações.

 

Na infectologia, o apoio matricial regulado contará com 50% das equipes como projeto piloto, para manejo da terapia antirretroviral (TARV) e da profilaxia pós-exposição sexual (PEP).

 

Com estas iniciativas, Florianópolis, que já tem reconhecimento nacional e internacional pela excelência em Atenção Primária, avança e se destaca também nos processos de integração com os serviços de Média Complexidade. “Quem ganha com isso é a população, que tem acesso oportuno aos especialistas em tempo real e necessário, sob coordenação da sua equipe de saúde da família”, comemora a diretora de Média Complexidade, Dannielle Godoi.