Secretaria Municipal de Saúde

28/03/2017 - Saúde
Gripe: rede prepara-se para campanha de vacinação

foto/divulgação: SMS

Vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em Santa Catarina será realizada de 17 de abril a 19 de maio, sendo o dia 10 de maio o dia D de mobilização nacional. Em Florianópolis, a imunização contra o vírus Influenza estará disponível em todos os centros de saúde. Com a proximidade da campanha, a Secretaria de Saúde de Florianópolis esclarece o que é verdade sobre o vírus Influenza. 

 

- É preciso que todas as pessoas procurem se vacinar contra a gripe, mesmo as que não estão relacionadas no grupo preconizado pelo Ministério da Saúde?

Não. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade alerta que a corrida da população a farmácias e hospitais para aquisição de medicamento e vacina contra o vírus pode ser substituída por simples cuidados. A vacinação é oferecida pelo governo aos grupos que são considerados com risco maior de desenvolver algum tipo de complicação. Pessoas saudáveis tendem a não ter complicações com a gripe.

 

- A gripe causada por H1N1 mata mais do que as outras?

Não. Ela mata igual à gripe comum. Em Santa Catarina, por exemplo, todos os óbitos por gripe ocorreram com pessoas que tinham a saúde mais frágil ou outras doenças concomitantes.

 

- Todos devem usar o medicamento Tamiflu em caso de gripe?

Não. A automedicação sempre é perigosa. Para tratar a dor e a febre deve-se dar preferência ao paracetamol ou dipirona. Para nariz entupido e coriza pode ser usado soro fisiológico nas narinas várias vezes ao dia. O Tamiflu deve ser usado apenas se for recomendado pelo médico.

 

- Todas as pessoas correm risco de ter complicações por causa da gripe?

Não. Há maior risco de complicações em crianças com menos de 2 anos, adultos com mais de 60-65 anos, pessoas que vivem em asilos ou instituições de saúde, doentes crônicos (diabéticos mal controlados, pessoas com problemas pulmonares ou cardíacos, portadores de HIV com baixa imunidade, por exemplo), gestantes e puérperas.

 

- As pessoas devem procurar as unidades de pronto-socorro?

Nem sempre. O ideal é que sejam escolhidos os centros de saúde para avaliação dos casos em que há febre alta e persistente, abatimento, dificuldade para respirar, vômitos e diarreia sem melhora, inchaço nas juntas ou muita dor que não alivia com medicação. 

 

- O uso de máscara é recomendado para prevenção?

Não. Máscaras feitas de feltro e tecido têm vida útil de quinze minutos. Depois disso, elas já não têm mais eficácia. Ficam úmidas com a respiração e os poros do material vão abrindo. É como se não estivesse usando uma.