Secretaria Municipal de Saúde

home >

ASSFAR - Componentes

COMPONENTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS

  • Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)

O Componente da Assistência Farmacêutica Básica destina-se aos medicamentos e insumos no âmbito da atenção básica em saúde e aqueles relacionados a agravos e programas de saúde específicos, no âmbito da atenção básica. A seleção dos medicamentos é pautada no Elenco de Referência da Portaria nº 3.237/GM de 24/12/2007 e com base na RENAME vigente.

Os medicamentos da atenção básica são fornecidos aos moradores de Florianópolis mediante apresentação de RG, prescrição médica e cartão SUS através da Farmácia do Centro de Saúde mais próximo da residência do usuário.

 

  • Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)

Os medicamentos estratégicos são aqueles utilizados em doenças que configuram problemas de saúde pública que atingem ou põem em risco as coletividades e cuja estratégia de controle concentra-se no tratamento de seus portadores. Os atendidos são os de controle de endemias, tais como HIV/AIDS, tuberculose, hanseníases, malaria, leishmaniose, doença de chagas e outras doenças endêmicas de abrangência nacional ou regional, tais como cólera, esquistossomose, filariose, influenza, meningite e tracoma.

O Componente de Medicamento Estratégico é executado centralizadamente pelo Ministério da Saúde, que repassam os medicamentos à Secretaria Estadual de Saúde, que por sua vez, armazena e distribui aos municípios, os quais são responsáveis pela dispensação à população.

 

  • Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

É um programa instituído pelo Ministério da Saúde para fornecimento de medicamentos de alto custo, geralmente de uso contínuo, utilizados em nível ambulatorial no tratamento de doenças crônicas e raras.
Os recursos financeiros são independentes dos destinados aos medicamentos da assistência básica.
Os processos são abertos individualmente e analisados por comissão da DIAF/SC.

A Diretoria de Assistência Farmacêutica Estadual (DIAF) é responsável pela operacionalização do CEAF em Santa Catarina. Em Florianópolis, a abertura de processos e a dispensação dos medicamentos especializados são realizadas na Farmácia Especializada, localizada na Rua Doutor Heitor Blum, 521, no bloco anexo à Policlínica Municipal Continente, no bairro Estreito.

Quaisquer informações relativas ao CEAF podem ser obtidas no link: http://bit.ly/farmaciaceaf