Secretaria Municipal de Saúde

home >

Controle Tabagismo - Tratamento

O tabagismo (ato de fumar) é uma dependência química à nicotina, uma das 4.720 substâncias da composição do cigarro. É uma doença crônica, com tendência a recaídas e que muitas vezes precisa de uma abordagem intensiva de tratamento envolvendo o componente físico, psicológico e comportamental desta dependência.

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis oferece o tratamento intensivo aos fumantes que querem parar de fumar na maioria de seus centros de saúde CLIQUE AQUI.

O tratamento consiste numa entrevista individual onde serão avaliados o grau de motivação e o nível de dependência física (teste de Fagerstrom). A partir desta avaliação será indicado ou não o apoio medicamentoso para auxiliar no processo e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. Depois da avaliação, o fumante é orientado a participar de quatro sessões estruturadas de abordagem cognitivo-comportamental em grupo, onde ele será estimulado e apoiado a marcar uma data para deixar de fumar. Depois desse primeiro mês de tratamento, inicia-se o grupo de manutenção da abstinência e prevenção da recaída, de cuja freqüência dependerá a continuidade e o sucesso do tratamento.

O mais importante é não desistir da sua saúde e fazer pelo menos uma tentativa séria a cada ano.

E se precisar, procure um centro de saúde. Com ajuda é muito mais fácil do que você imagina!