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Programa Saúde na Escola

 

Contatos: 3239-1538
pse.floripa@gmail.com

 

Confira nosso Blog: http://psefloripasme.blogspot.com.br/

 

O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído por Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério de Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino: Educação Infatil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Rede Federal de Educação Profissional e Técnoclógica, Educação de Jovens e adultos (EJA).

Os princiapais objetivos deste Programa são:
I - Promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde.
II - Articular as ações da rede pública de saúde com as ações da rede pública de Educação Básica, de forma a ampliar o alcance e o impacte de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis;
III - Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos;
IV - Contribuir para a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos;
V - Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvlovimento escolar;
VI - Fortalecer a participação comunitária nas políticas de Educação Básica e saúde, nos tres níveis de governo.

                          No seu artigo 3º, o PSE aponta, especificamente, as equipes de Saúde da Família para constituir, junto com a Educação, uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar.

                          A implantação do programa se dá através da realização de uma Oficina, da qual  participam a Equipe de Saúde da Família responsável pela área onde se localiza a escola, e  toda a equipe pedagógica da Escola. É, entao, construída uma agenda de saúde na escola com o planejamento das ações elencadas durante a Oficina.

                          

A atuação se dá em três componentes: avaliação das condições de saúde, promoção da saúde e prevenção de agravos e formação.

 

 

 

Atividades obrigatórias e optativas PSE 2014/2015:

 

 

COMPONENTE 1- Avaliação das condições de saúde

 

•         Avaliação antropométrica/ nutricional;

•         Verificação da situação vacinal;

•       Saúde Ocular (Creches/Pré-escola= verificação da realização do Teste do Olhinho; Ensino fundamental/Médio= Teste de Snellen)

•         Avaliação da saúde bucal;

•       Identificação de possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados e doenças em eliminação (hanseníase, tuberculose, malária esquistossomose, geohelmintíases e tracoma) (ensino fundamental e médio apenas);

 

•         Identificação de educandos com possíveis sinais de alteração na audição e linguagem oral;

•         Saúde Auditiva;

 

 

COMPONENTE 2 - Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos: 

 

 

•         Promoção da Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável;

•         Promoção da Cultura de Paz e direitos humanos;

•         Promoção da Saúde Mental no território escolar: criação de grupos intersetoriais de discussão de ações de saúde mental no contexto escolar, em articulação com o GTI municipal;

•         Saúde e prevenção nas Escolas (SPE): direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS (ensino fundamental/médio apenas);

•           Saúde e prevenção nas Escolas (SPE): prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas (ensino fundamental/médio apenas);

•         Promoção de práticas corporais, atividade física e lazer nas escolas (pré-escola, ensino fundamental e médio apenas);

 

•         Prevenção de acidentes e violências;

•         Promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável;

•         Promoção da Saúde Mental no território escolar: criação de grupos de famílias solidárias para encontro e troca de experiência, com mediação da creche/escola e/ou saúde (creches e pré-escolas apenas);

•         Promoção da Saúde Mental no território escolar: criação de grupos entre pares para fomento e estímulo ao protagonismo adolescente e jovem para administrar conflitos no ambiente escolar; (ensino médio e fundamental apenas)

•         Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE): Formar jovens multiplicadores para atuarem entre pares nas temáticas do direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/aids (ensino médio e fundamental apenas).

•         Estratégia NutriSUS- Fortificação com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó (creches e pré-escolas apenas);

 

 

 

COMPONENTE 3- Formação

 

•          Vigilância alimentar e nutricional;

•          Alimentação saudável;

•          Direitos sexuais e reprodutivos;

•          Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

 

•         Desenvolvimento infantil;

•         Prevenção de violências;

•         Promoção de saúde nas escolas;

•         Gestão intersetorial do PSE: apoio as ações do PSE;

•         Fortificação de micronutrientes nas creches



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