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Sistemas de Informação

 

 

 

 

 

Novo sistema de Registro Eletrônico em Saúde para homologação e teste que irá substituir o InfoSaúde e o InfoEstoque. O e-mail para comunicação de dúvidas ou inconsistências é homologacaotriplice@googlegroups.com.

 

 

O sistema permite que cada Centro de Saúde faça seu levantamento patrimonial via internet. Possibilitando assim uma maior agilidade na atualização dos dados, resultando num melhor gerenciamento pelo setor de patrimônios, através de relatórios, pesquisas, estatísticas, etc.

 

O sistema permite que os usuários do Laboratório Municipal - LAMUF possam imprimir seus resultados de exames, utilizando o número de protocolo e senha recebidos no dia da realização dos mesmos.
Os Resultados dos exames de HIV, não são liberados para impressão para o usuário, somente o coordenador da unidade de saúde pode fazê-lo.

 


O sistema permite que o coordenador previamente autorizado pelo Laboratório Municipal - LAMUF imprima ou visualize exames de HIV pertencentes ao seu Centro de Saúde.

 



O sistema permite aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, habilitados para realização de Teste Rápido para HIV e Sífilis, o cadastramento da ficha de atendimento dos pacientes que procuram o serviço nos Centros de Saúde. Gera o número de protocolo para cada exame e possibilita a impressão dos laudos e a emissão para o prontuário do paciente obedecendo os princípios de segurança, confiabilidade e sigilo.

 

O sistema automatiza o controle de estoque de materiais nas Unidades de Saúde e no Almoxarifado Central. Tem por objetivo manter informações confiáveis sobre a movimentação física e financeira dos estoques necessários ao atendimento da demanda, evitando-se a superposição de estoques ou desabastecimento do sistema, mantendo assim o estoque de produtos em disponibilidade para serem utilizados de acordo com as necessidades.

 

 

O sistema faz o cadastramento dos dados da população, possibilitando a gerência ter relatórios e estáticas destas informações. A maior parte dos dados são inseridos nesse sistema pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Dúvidas entrar em contato no telefone (48) 3239-1583 ou geinfo.sms@gmail.com.

 

O Sistema de Gestão de Recursos Humanos obedece a princípios hierárquicos de gestão ou atribuição, essa hierarquização significa atribuir poder de gestão ao usuário conforme a função que executa. O Sistema regulariza toda situação de Recursos Humanos, oferecendo funcionalidades para cadastro do servidor e lotação, cadastro de afastamentos, hora extra, pedido de férias, cadastro de equipes de saúde da família, além do controle e movimentação dos servidores. Oferece ainda integração com Ponto de Registro Biométrico, disponibilizando o registro dos servidores e impressão de folhas de frequência, relatório de divergências com relação aos horários e afastamentos registrados, impressão do relatório de anormalidades de freqüência emitido mensalmente. Além disso, dispõe de relatório de composição de Equipes de Saúde da Família emitido mensalmente ao planejamento que alimentarão Sistemas do Ministério da Saúde.

 


O Ciclo PDCA é uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência das instituições ou dos estabelecimentos, e representa um avanço sem limites, para o planejamento eficaz.

A sigla é formada pelas iniciais:

 

P, de Plan – Planejar – estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com os requisitos e políticas pré-determinados.

 

D, de Do – Fazer, executar – implementar as ações necessárias.

 

C, de Check – Checar, verificar – monitorar e medir os processos e produtos em relação às políticas, aos objetivos e aos requisitos estabelecidos e relatar os resultados.

 

A, de Act – Agir – executar ações para promover continuamente a melhoria dos processos.

 

 

 

 

O Sistema informatiza as rotinas da vigilância sanitária e seu gerenciamento através de relatórios e estatísticas, visando melhorar a qualidade e agilidade no processo de atendimento à população, maior segurança nos serviços oferecidos e minimização de custos. Com o objetivo de facilitar e agilizar toda tramitação dos processos pertencentes à Vigilância Sanitária, o sistema informatiza desde a entrada da solicitação do cidadão, seja com relação a uma denúncia, a solicitação de um alvará, analise de projeto ou uma inspeção sanitária, toda a tramitação, recolhimento de taxas até a liberação de um documento.

 

 

 

O Sistema informatiza as rotinas do Bem estar animal e seu gerenciamento através de relatórios e estatísticas, visando melhorar a qualidade e agilidade no processo de atendimento à população, maior segurança no controle animal, minimização de custos, entre outras atividades.

 

 

Permite a impressão do Laudo de Exames de Leishmaniose Viceral Canina pelo usuário.

 

 

Permite que o coordenador do centro de saúde solicite via Web o serviço de manutenção predial e o Setor responsável acompanhe em tempo real as solicitações. O Sistema proporciona economia, dispensando impressões e utilização de papel, e agiliza o atendimento. O sistema permite que empresas previamente autorizadas, imprimam suas ordens de serviços. Gera estatísticas de todos os serviços de manutenção foram realizados nas unidades

 

 


 

Permite que as empresas prestadoras de serviços possam localizar suas respectivas  ordens de serviços solicitadas pelo setor de manutenção predial.  

 

Este sistema possui uma metodologia de apuração de custeio por absorção e faz apropriação integral de todos os custos (diretos, indiretos, fixos e variáveis) aos produtos/serviços finais. Método adotado pelo PNGC (Programa Nacional de Gestão de Custos). Através deste, é possível saber o custo do atendimento na unidade de saúde, e consequentemente, o custo que a própria unidade representa para a Secretaria Municipal de Saúde.

Nas unidades de saúde, a análise de custos tem caráter decisivo, na determinação da eficiência e, na qualidade dos serviços prestados. O volume de ativos, passivos, custos e recursos humanos necessários para viabilizar a produção médica tornam as unidades em organizações complexas que requerem um sistema de custos próprio, ou seja, que seja adequado à realidade e especificidade de cada uma.

O Plano de Contas é desenvolvido de forma que pontue e especifique a apuração dos custos no sentido mais integral possível – sendo flexível adicionar ou remover algum item caso seja necessário. Assim, é possível gerar relatórios estratégicos, táticos e operacionais para o acompanhamento dos custos das unidades de saúde e do Nível Central da SMS, favorecendo a tomada de decisões e a identificações de possíveis gargalos no processo produtivo.

 

 

 

O sistema faz o acompanhamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos de pós-graduação nas unidades de saúde.

 

 

 

Permite aos usuários dos sistemas da SMS, consultar informações referentes aos logradouros de Florianópolis, quanto a Unidade, Bairro, Área, Micro Área, Agentes de saúde, etc

 

 

 

Permite o cadastro dos laudos referentes as análises de Água para consumo humano, análise de balneabilidade, Análise de produtos, Análise do Ar e Análise da área. Emite o laudo gerado pelo bioquímico e gera relatórios de estatísticas.

 

 

 

Permite a geração de CIs, Ofícios, etc, e o envio a determinados setores ou unidades. Gerando de log de leitura.

 

 

Permite os agendamentos de transporte fixos ou eventuais de pacientes, fazendo o controle da agenda por motorista.

 

 

 

 

 

 

 

Demais Sistemas sem acesso online

 

  • Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP

 

 

Possibilita o agendamento de consultas e acompanhamento do paciente através do prontuário eletrônico médico e odontológico. Registra informações de saúde do usuário como a evolução, ficha pré-natal, ficha fonoaudiológica, medicamento prescritos, encaminhamentos, solicitação e resultado de exames, notificações, ficha odontológica, ficha do idoso, controle de hipertensos e diabéticos, vacinas, APACs, etc. Além disso, integrar várias estruturas de codificação utilizadas pelo Ministério da Saúde, como a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, e a e a tabela do Código Internacional de Doenças (CID).

Integrado com o sistema de gestão de estoque, permite o controle de consumo de medicamentos e insumos de enfermagem por paciente, além de dar baixa no estoque da unidade.

 

  • Sistema de Controle de Veículos

 

O Sistema de Controle de Veículo proporciona a Secretaria Municipal de Saúde - SMS um controle de todos os eventos ocorridos com suas viaturas. Tem-se o Cadastro de Viaturas (veículos e ambulâncias), Cadastro de Fornecedores, Controle de Usuários do Sistema com Senhas, Controle de Abastecimento das Viaturas - com identificação da quantidade de combustível adquirido e consumido, Controle de Despesas com Peças e/ou Serviços realizados para manutenção ou reforma das viaturas, Controle de combustíveis, Apuração do total de despesa mensal por viatura, Manutenção preventiva e corretiva, Controle da Documentação dos Veículos, Relatórios Gerenciais e Estatísticos. Através das informações geradas pelo Sistema de Controle de Veículo é possível o desenvolvimento de rotinas próprias de controle das viaturas e gerenciamento da frota. Importação dos abastecimentos através dos arquivos enviados pelos Postos de Combustíveis.

 

 

  • Sistema de Manutenção de Serviço

 

Sistema para controle das solicitações de serviços referentes à manutenção de informática e desenvolvimento de sistemas.

 

  • Sistema de Informação Laboratorial

 

O Sistema de Informação Laboratorial proporciona a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, um controle gerencial de todos os procedimentos laboratoriais realizados, facilitando assim, o planejamento estratégico de projetos em relação à saúde. Tem-se controle do número de pacientes atendidos por unidade de saúde, produção do laboratório em relação a exames realizados, estatísticas de exame Anti-HIV, entre outros.

O Sistema de Informação Laboratorial proporcionará ao usuário do SUS o conforto de adquirir o resultado de seus exames através da Internet ou ainda na Unidade Básica de Saúde diretamente no PEP, minimizando os custos.

 

  • Sistema de Controle de Tarefas

 

O sistema possibilita o controle das entregas de cartuchos de tinta , Cds, Dvds, disquete, etc, e possibilita fazer agendamento de tarefas, permitindo ao gerente o acompanhamento da execução das tarefas agendadas, como por exemplo, quem executou, quanto tempo levou, onde foi a tarefa, qual foi a tarefa, etc.

 

 

  • Sistema de Autorização de Fornecimento

 

Informatização e gerenciamento da emissão das autorizações de fornecimento emitidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

  • Sistema de Acompanhamento - RAAI/RAAC

 

O sistema faz o acompanhamento da produção baseado nos Relatórios de Atendimento Individuais e Coletivos. Utiliza a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS como referência.

 

 

  • Cadastro de Documentos

 

Permite o registro de arquivamento de documentos, permitindo a fácil localização da tramitação ou arquivamento do documento.

 

 

  • Sistema Integrado de Controle de Notas

 

Permite o cadastro das notas referentes a: Consumo de Água, Consumo de Luz, Gastos com Telefone, Gastos com Internet, e registros de notas fiscais referentes aos gastos das unidades de saúde.

 

  • Sistema de Xerox

 

Permite o registro dos xerox emitidos e o controle de quotas por setor.

 

  • Sistema de Exportação Tabwin e Tabnet Georeferenciados

 

 

Permite gerar as bases de dados do Tabwin e Tabnet referente ao Sistema de informações de Nascidos Vivos (Sinasc) e Informações de Mortalidade (Sim) para serem utilizados no portal da saúde.

 

  • Sistema de Exportação SIAB

 

Permite exportar a base de dados do Cadastro família para o SIAB, com informações referentes a adultos, crianças, residências e ficha SSA2.

 


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