Secretaria Municipal de Saúde

14/05/2018 - Saúde
Mais de 12 mil pessoas são vacinadas no Dia D, em Florianópolis
Secretaria Municipal de Saúde vai realizar horários estendidos de vacinação nas unidades de saúde. Nos próximos dias divulgará quais unidades ficam abertas até às 19h

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Vacinação

O último sábado (12) foi de vacinação contra a gripe em todo o país. Em Florianópolis, todas as 49 unidades de saúde estiveram abertas e mais de 12 mil pessoas foram vacinadas. A meta até o dia 1º de junho é vacinar 133 mil pessoas no município, até esta segunda-feira (14) 42 mil já receberam a dose da vacina.

A procura nas unidades de saúde no sábado foi intensa, mas será preciso definir estratégias para que a meta de vacinação seja alcançada. A paralisação dos servidores públicos municipais de Florianópolis prejudicou a campanha, por isso, nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde está definindo medidas de recuperação, como horários estendidos de vacinação nas unidades de saúde. Nos próximos dias serão anunciadas quais unidades irão atender diariamente até às 19h. Caso precisar haverá mais um sábado, com dia D de vacinação.

Os grupos prioritários são crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores do ensino infantil, fundamental e médio e de universidades públicas e privadas, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Juntamente com a campanha de vacinação contra a influenza, será realizada em Santa Catarina, a intensificação da vacinação contra o tétano.

Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação.