Secretaria Municipal de Saúde

19/03/2020 - Saúde
Florianópolis sai na frente com iniciativa inédita e já trabalhava com serviço semelhante a telemedicina

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Alô Saúde Floripa

 

O Conselho Federal de Medicina liberou na tarde desta quinta-feira (19), o serviço de telemedicina no Brasil por conta da epidemia do novo coronavírus. A decisão vai ao encontro a um serviço pré-clínico já oferecido em Florianópolis, o Alô Saúde Floripa, lançado nesta segunda-feira (16), como o primeiro desta modalidade totalmente gratuito no Brasil. 

Somente nos últimos dois dias o Alô Saúde Floripa evitou a ida sem necessidade de 157 pacientes com sintomas respiratórios até o Centro de Saúde. A medida evita a exposição de possível pacientes a outras pessoas, e a novas doenças. 

“O serviço tem sido essencial nesse tempo de pandemia, não só evitando que pessoas que apresentam sintomas não precisem ir até os Centros de Saúde e fiquem em casa, mas, também, selecionando os casos suspeitos e vinculando eles diretamente a Vigilância Epidemiológica, facilitando o controle desses casos e evitando a disseminação do novo coronavírus. É importante a gente destacar, que seguimos com o modelo que já previmos anteriormente, de atendimento pré-clínico, agendando consultas, direcionando fluxos na rede e tranquilizando aqueles que mais precisam ”, comenta a médica Fernanda Melchior, uma das técnicas responsáveis pelo programa.

O Alô Saúde Floripa é um atendimento pré-clínico feito por meio de chat e videochamada por aplicativo, pelo site: http://www.alosaudefloripa.com.br/, ou pelo 0800-333-3233. Pessoas residentes de Florianópolis, com cadastro em seu Centro de Saúde atualizados, que suspeitam de infecção pelo novo coronavírus, ou tem alguma dúvida devem entrar em contato com o serviço.