Secretaria Municipal de Saúde

06/02/2019 - Saúde
Prefeitura de Florianópolis confirma 1º caso autóctone de dengue e divulga ações
Informamos que o Centro de Controle de Zoonose do município já tomou as medidas de proteção ambiental recomendadas. O paciente está curado

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Aplicação do inseticida

A Secretaria Municipal Saúde de Florianópolis informa que foi confirmado o primeiro caso autóctone de dengue no município em 2019. A confirmação ocorreu na última sexta-feira (1/2). O paciente é homem, 24 anos, mora na região continental do município e passa bem.

Informamos que o Centro de Controle de Zoonose do município já tomou as medidas de proteção ambiental recomendadas. A Prefeitura vem trabalhando em todos os bairros com 1.598 armadilhas que são monitoradas a cada 7 dias, e conscientização da população, no entanto, precisa do empenho de toda a população para auxiliar na eliminação de qualquer recipiente e depósito de água, principais potenciais de criadouros do mosquito aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que desde a última sexta-feira está realizando ações para o bloqueio de transmissão. Na sexta e segunda-feira equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizaram visitas em um raio de 150 metros a partir da residência e local de trabalho do paciente autóctone para orientar as pessoas e eliminar água parada, ou seja, todos os locais removíveis que são potenciais criadouros do mosquito foram vistoriados.

Na terça-feira (5/2) foi realizado o segundo estágio,  a aplicação de larvicida (Ultra baixo volume – UBV) em locais não removíveis e que são criadouros do mosquito. A aplicação ocorreu em um raio de 150 metros da residência e do trabalho do paciente.

Até a última segunda-feira, Florianópolis registrou 155 focos de focos do mosquito aedes aegypti, sendo que a região continental é a que apresenta o maior número de focos.