Secretaria Municipal de Saúde

12/01/2023 - Saúde
Florianópolis terá Policlínica da Mulher e da Criança em 2023

foto/divulgação: SMS

Profissionais serão designados para atender demanda do novo espaço

Uma nova estrutura de saúde especializada e exclusiva para mulheres e crianças deve ser instalada em Florianópolis nos próximos meses. É o que prevê a Secretaria de Saúde da Capital. Na tarde desta quarta-feira, 11 de janeiro, o prefeito Topázio Neto visitou o espaço que deve abrigar a Policlínica junto com a nova secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto. 
O espaço será referência na cidade na organização da atenção e assistência de média complexidade nas ações de saúde da mulher e saúde da criança, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil, prover diagnósticos e oferecer reabilitação para agravos de saúde mais prevalentes nessas populações.
A vocação da Policlínica da Mulher e da Criança será de garantir o atendimento em linha de cuidado para mulheres e crianças atendendo assim às necessidades de saúde até o limite do que pode ser oferecido fora do âmbito hospitalar, sem que haja necessidade de entrar em várias filas (consultas, exames, procedimentos).
A nova Policlínica deverá ser instalada em parceria com o Estado de Santa Catarina, já que vai ajudar a desafogar a fila por atendimentos, principalmente no Hospital Infantil e Maternidade Carmela Dutra. A previsão da Prefeitura é que ainda neste ano, em 2023, o atendimento já inicie no Centro de Florianópolis.
Serviços oferecidos:
Saúde da Criança
- Atendimento médico especializado em pediatria: pediatria geral, dermatologia pediátrica, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica, nutrologia pediátrica, neurologia pediátrica, otorrinolaringologia pediátrica;
- Atendimento multiprofissional para demandas pediátricas: fonoaudiologia, odontologia pediátrica;
-Exames diagnósticos e complementares: ultrassonografia, exames laboratoriais;
-Centro de referência para vacinação.
Saúde da Mulher
- Atendimento médico especializado em saúde da mulher: ginecologia, pré-natal de alto risco, mastologia;
- Exames de preventivo e testagem sorológica (busca espontânea): enfermeiros coletadores;
- Exames diagnósticos em saúde da mulher: biópsia de mama, ultrassonografia, colposcopia, mamografia.