Secretaria Municipal de Saúde

15/07/2011 - Saúde
Capital realiza sua Conferência Municipal de Saúde
Evento é aberto ao público e decisões serão tomadas pelo voto

foto/divulgação:

Dr. João José cândido, Secretário de Saúde da Capital, durante a cerimônia de abertura

 O prefeito da capital, Dário Berger, abriu nesta quinta-feira a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis. O evento, que pretende traçar os rumos do SUS no município nestes próximos anos, vai até o sábado no ginásio do Instituto Federal de Santa Catarina. A mesa de abertura contou com a participação de diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, do ex-ministro da pasta, José Gomes Temporão, um dos palestrantes da noite, e do secretário municipal, João Candido da Silva, além de representantes da Câmara Municipal e outras autoridades.

 

 Falando sobre a importância do evento o prefeito Dário Berger lembrou que antes da criação do Sistema Único de Saúde, no final da década de 80, nem todos tinham acesso à saúde pública.  Já o secretário João Candido da Silva voltou a afirmar que este é um direito e não uma concessão, e que fóruns como a CMS são o caminho correto para se determinar o SUS que se quer ter. “O SUS foi um sonho sonhado numa época em que o povo brasileiro estava aprendendo que podia sonhar”, destacou ele.

 

 O representante do ministro Alexandre Padilha, Heider Pinto, afirmou que a saúde pública é uma das prioridades do governo da presidenta Dilma Roussef. Ele lembrou que uma recente pesquisa entre as mais de 30 milhões de pessoas que migraram das classes D e E para a classe C nos últimos oito anos apontou o desejo de ter um plano de saúde privado como um de seus objetivos. “Isto indica que precisamos melhorar o SUS, seguir exemplos como o de Florianópolis onde os resultados tem sido excelentes”, destacou ele.


galeria de imagens