Secretaria Municipal de Saúde

28/08/2017 - Saúde
Leishmaniose: Sala de situação discute ações para prevenir a doença

foto/divulgação: SMS

Controle de Zoonoses vem fazendo ações educativas e de controle desde 2010

 

A Sala de Situação da Leishmaniose, criada após a confirmação do primeiro caso autóctone de leishmaniose visceral humana em Florianópolis, discute as próximas ações educativas, de prevenção e de controle da zoonose. Reunião na manhã desta segunda-feira (28) teve a participação de representantes da Prefeitura, Secretaria de Estado da Saúde, OAB, Ministério Público Federal, Universidade Federal de Santa Catarina e ONGs de proteção  animal. 
No próximo encontro deverá ser apresentada uma proposta de documento conjunto direcionado à população, a ser assinado por todos os representantes, apontando as condutas a serem estabelecidas buscando prevenir a ocorrência de novos casos na Capital.
As ações envolverão testes em cães, busca ativa de pessoas sintomáticas na região onde foi registrado o caso de leishmaniose visceral humana, limpeza e educação ambiental nos terrenos onde há maior possibilidade de ocorrência do mosquito-palha, inseto transmissor da doença, entre outras.
Prevenção 
Locais com fezes de animais, cascas ou restos de vegetais e folhas podem ser favoráveis para a ocorrência do inseto transmissor da doença. Isto porque o mosquito-palha se reproduz em locais sombreados e com acúmulo de matéria orgânica em decomposição.
A melhor forma de prevenção é a limpeza dos terrenos e casas, realizar a poda periódica das árvores, além de evitar a criação de porcos e galinhas em área urbana. O CCZ de Florianópolis oferece serviço de coleta e realização de exame laboratorial para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina.

Outra recomendação importante é o uso de roupas adequadas, como boné, camisa de manga comprida, calças e botas, quando permanecer em área de mata ou no entorno, especialmente a partir das 17h, horário de maior atividade do mosquito-palha. Indica-se, também, a utilização de coleiras repelentes específicas para estes insetos nos cães.