Secretaria Municipal de Saúde

07/11/2018 - Saúde
Profissionais da Saúde bucal de Florianópolis recebem premiação em Brasília

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Prêmio

A coordenadora do programa de saúde bucal de Florianópolis, Marynes Reibnitz e a dentista Magda das Neves estiveram em Brasília, no dia 30 de outubro, para receber o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. A cidade de Florianópolis foi a 3º colocada na categoria acima de 300 mil habitantes, com melhor serviço oferecido aos usuários do SUS.

O prêmio avaliou 10 critérios que envolvem desde a gestão dos recursos em saúde, promoção de saúde e política de saúde bucal.

A Capital já foi premiada quatro vezes nacionalmente pela qualidade do serviço bucal que oferece. Além disso, Florianópolis é a capital com menor índice de cáries aos 12 anos, conforme índice realizado pelo Ministério da Saúde.

O atendimento de saúde bucal ocorre em todas as unidades de saúde, onde é feito atendimento ambulatorial de restauração e extração de dentes, pequenas cirurgias e promoção de saúde nas escolas e com outros grupos da população. A Prefeitura oferece ainda escova e creme dental para os alunos das escolas municipais.

Aos usuários que precisam de atendimento especializado, existem os Centros Especializados em Odontologia – Ceos com serviços de endodontia (canal), periodontia (inflamação na gengiva), cirurgia buco maxilo facial, estomatologia (diagnóstico de lesões bucais) odontologia para pacientes especiais e o serviço de prótese total.   

O município possui 52 equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família, com 82 dentistas que atuam na rede básica de saúde. O acesso ao serviço ocorre nas unidades de saúde, sendo que 50% dos atendimentos mensais são através da demanda espontânea.