Secretaria Municipal de Saúde

20/05/2019 - Saúde
Florianópolis terá 32 unidades de saúde atendendo em horário ampliado
Município inspirou Ministério da Saúde a criar o Programa Saúde na Hora. 32 unidades funcionarão 60h semanais, das 7h às 19h, com todos os serviços disponíveis

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Unidade de Saúde do Pantanal é uma das 30 que terá horário ampliado

O município de Florianópolis é referência nacional quando se fala em atenção primária da saúde. No ano passado o município adotou uma política diferenciada que permitiu ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde. Das 49 unidades, 10 delas passaram a atender das 7h às 19h. E esse diferencial inspirou o Ministério da saúde a criar o Programa Saúde na Hora, que aumentará o financiamento em saúde no país inteiro para os municípios que replicarem o modelo da Capital Catarinense a partir de agora.

Florianópolis passará de 10 para 32 unidades atendendo em horário ampliado, a partir da homologação do programa federal. “Para nós, o programa é uma iniciativa muita positiva, porque até então o horário ampliado era custeado com recursos próprios da prefeitura e a partir de agora será custeado pelo governo federal. Com isso, vamos oferecer mais opções aos usuários e melhorar a eficiência dos serviços”, explica o secretário municipal da saúde, Carlos Alberto Justo da Silva. As 32 unidades funcionarão 60h semanais, com todos os serviços disponíveis, como farmácia, vacina, consultas médicas e odontológicas e procedimentos.

O secretário explica que os municípios que aderirem ao programa Saúde na Hora têm quatro meses para se adequar a eventuais necessidades. Atualmente Florianópolis recebe do Ministério da saúde pouco mais de R$ 850 mil por mês para o financiamento das 146 equipes de saúde da família. Com o horário ampliado das 32 unidades de saúde, esse valor poderá aumentar para aproximadamente R$ 3 milhões/mês.  “Hoje nossa cobertura em saúde chega a 77%, mas teremos a possibilidade de chegar a 100% nos próximos meses com a contratação de novos médicos, dentistas, bem como, enfermeiros, auxiliares em saúde bucal e técnicos de enfermagem, através do incremento dos recursos federais”, destaca.

A ampliação do horário de atendimento ocorrerá logo após a homologação do programa pelo Ministério da Saúde. A estimativa é que seja no início de junho.

 

Unidades de Saúde que funcionarão das 7 às 19h – sem fechar ao meio dia

Carianos

Rio Vermelho

Lagoa da Conceição

Tapera

Costeira do Pirajubaé

Trindade

Saco Grande

Canasvieiras

Ingleses

Estreito

Novo Continente

Santo Antônio

Campeche

Saco dos Limões

Pantanal

Córrego Grande

Itacorubi

Abraão

Capoeiras

Armação

Jardim Atlântico

Centro

Prainha

Agronômica

Monte Serrat

Monte Cristo

Coqueiros

Coloninha

Rio Tavares

Barra da Lagoa

Fazenda Rio Tavares

Cachoeira do Bom Jesus