Secretaria Municipal de Saúde

13/12/2019 - Saúde
Sífilis em pauta

foto/divulgação: Divulgação

Secretaria de Saúde de Florianópolis representada por Carlos Alberto Justo da Silva e demais autoridades


Encontro reúne autoridades da área da saúde para firmar termo de cooperação técnica no Estado


Aconteceu na tarde desta sexta-feira (13 de dezembro), em Florianópolis, o II Encontro Interinstitucional Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção à Saúde, evento organizado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), com o apoio do Projeto Resposta Rápida à Sífilis (Ministério da Saúde).


O encontro teve como objetivo reforçar as ações nos municípios de abrangência do projeto e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde Regional. Para tanto, foram propostas estratégias de superação desses desafios de forma tripartite, colaborativa e ampliada.


Na ocasião foi firmado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Saúde do Estado, instituições hospitalares (Hospital Regional Dr. Homero De Miranda Gomes, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago e Maternidade Carmela Dutra) e as secretarias municipais de saúde (Florianópolis, Palhoça e São José), para o desenvolvimento do projeto piloto “Fluxo de Informação Integrado da Sífilis entre Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica e Instituições Hospitalares”.


Esse fluxo de informações irá possibilitar a integração da rede de atenção, qualificando o tratamento, seguimento e o monitoramento das mulheres diagnosticadas com sífilis gestacional, bem como das crianças expostas à doença e das crianças com sífilis congênita. Assim, ele qualificará o cuidado do pré-natal, parto e puerpério, melhorando os indicadores relacionados sobre o agravo da sífilis no estado de Santa Catarina.


Posteriormente, a análise do projeto piloto irá subsidiar a construção do Sistema Estadual de Informação Integrado da Sífilis que será compartilhado entre todos os municípios e instituições hospitalares do estado.


galeria de imagens