Secretaria Municipal de Saúde

16/04/2020 - Saúde
A partir de amanhã, uso de máscaras será obrigatório em Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Máscaras obrigatórias

A partir desta sexta-feira, 17, o uso de máscaras de pano será obrigatório em Florianópolis. A medida será aplicada para todos os profissionais que atuam no atendimento ao público na cidade. A regra também valerá para a população. 

Divulgada no último fim de semana, a medida da Prefeitura de Florianópolis faz parte das estratégias de enfrentamento para tentar conter a propagação do novo coronavírus na Capital. Os estabelecimentos que atenderem ao público e fizerem atendimento de pessoas sem máscaras, ou funcionários sem o uso do objeto poderão ser multados e/ou interditados pela Vigilância Sanitária. 

O uso do utensílio deve ser associado a lavagem de mãos, e todas as medidas de prevenção necessárias ao COVID19. A medida impede a disseminação pelo contato com gotículas infectas, maneira de transmissão da doença. 

As máscaras de pano não são recomendadas para profissionais de saúde e pessoas que possuem algum sintoma da doença, mas, para pessoas sem sintomas ajuda na prevenção do vírus. Os profissionais de saúde durante atendimento e quem atende pessoas suspeitas ou casos confirmados devem usar máscaras cirúrgicas.

Confecção das máscaras

As pessoas podem confeccionar suas próprias máscaras ou adquiri-las. Recomendamos que ao adquirir máscaras, a população procure dar preferência para costureiras locais, girando a economia e ajudando famílias da sua região. A Prefeitura também disponibilizou um passo a passo para a confecção das máscaras que está disponível por meio do link: www.pmf.sc.gov.br/coronavirus. 

Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais: Tecido de saco de aspirador, pano de prato, Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), tecido de algodão (como camisetas 100% algodão), fronhas de tecido antimicrobiano, Fronhas comuns de linho, cachecol/lenço.


arquivos para download