Secretaria Municipal de Saúde

24/04/2020 - Saúde
Psicólogos e psiquiatras inovam com atendimentos online para a população

foto/divulgação: Unsplash banco de imagens

Celular

Em um momento de crise, como a do novo coronavírus, a saúde mental da população ganha uma preocupação singular, principalmente para aqueles com maior vulnerabilidade psicossocial. Pensando nisso e na mudança da rotina das Unidades de Saúde, os psicólogos e psiquiatras dos Centros de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial de Florianópolis começaram a atender também pelo WhatsApp. Os profissionais trocam mensagens por aplicativos de celular e agendam atendimentos por telefone ou por chamadas de vídeo. Assim, conseguem monitorar os casos graves e possibilitar o acesso para as situações urgentes. 

“Fiz um atendimento de vídeo chamada com uma paciente em sofrimento psíquico, que mora num local vulnerável, que não tem acesso a condições básicas de moradia. Certamente nada supera o encontro presencial, mas dar esse acesso neste momento a pessoas em situação tão vulnerável, emociona demais” relata Paula Marcantonio Scaim, psicóloga que atua no Centro de Saúde Monte Cristo. Ainda complementa: “A universalidade, a gratuidade e a equidade do SUS fizeram todo o sentido quando vi a pessoa ao vivo do outro lado da câmera”.

Para ter acesso a estes e outros atendimentos do Nasf, a população precisa entrar em contato com sua equipe Saúde da Família. Todos os contatos estão disponíveis por meio do link: https://bit.ly/whatsappcentrodesaude. Neste momento, o contato pode ocorrer preferencialmente pelo Whatsapp das equipes. Os atendimentos são realizados conforme critérios clínicos e psicossociais.